O ofício do historiador: conhecendo um pouco dessa profissão
Olá, tudo bem? Como o assunto hoje é profissão, vou contar um pouco sobre a minha. Sou historiadora, estudo e pesquiso o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura e cotidiano. Minha função é investigar e interpretar criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Mas, não ache você que meu trabalho está apenas preso ao passado, busco também através das minhas investigações conhecer o tempo em que vivemos. Acima de tudo, a história é a ciência que estuda a ação dos homens no tempo, que denominamos de tempo histórico.
Uma coisa muito legal da minha profissão é que nela exerço na verdade diferentes profissões. Não entendeu? Vou te explicar. Primeiro, como historiadora tenho que ser uma detetive para investigar as pistas, que chamamos de fontes, e descobrir a veracidade e o encadeamento dos fatos. Depois, tenho que ser uma boa escritora para contar para os outros a história que descobri através da minha pesquisa. Por último, como historiadora tambémsou professora pois ensino aos outros sobre os erros eacertosdo passado ajudando na formação cidadã e na consciência histórica de todos. Essa profissão não é mesmo demais? Eu adoro!
Meu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Atualmente, o historiador trabalha em diferentes instituições da nossa sociedade, tal como os museus, bibliotecas, institutos históricos, empresas públicas e privadas e escolas. Nossa função é fundamental na construção da memória e na compreensão do passado e do nosso presente. De acordo com um importante historiador chamado Jacques Le Goff: “A História é a ciência do tempo. Está estritamente ligada às concepções de tempo que existem numa sociedade e é um elemento essencial da aparelhagem mental dos seus historiadores.”¡A mi me encanta ser historiadora! Um abraço é até a próxima galera!