Conhecendo a verdade sobre nossa inimiga: a dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O primeiro caso de dengue no Brasil foi descrito em 1865 e o interessante dessa enfermidade é que já foi erradicada no nosso país há muitos anos atrás. Porém, ela voltou a ser encontrada no final do século XX podendo, assim, ser considerada reemergente. Maneiro, né? Essa doença possui quatro variações do vírus (DEN-1; DEN-2; DEN-3;DEN-4), ou seja amigos, mesmo seu corpo produzindo anticorpos para um tipo de variação, podemos contraí-la mais de uma vez. Além disso, na segunda e terceira vez de contágio há uma chance maior do quadro clínico evoluir para dengue hemorrágica. Perigoso...

A reprodução do mosquito é comum em lugares mais quentes e esse é o motivo dessa doença estar relacionada a áreas tropicais. É importante ressaltar que os ovos são depositados em águas limpas e paradas, logo aquelas garrafas ou pneus que ficam em sua garagem são alvos fáceis para o Aedes aegypti.Seus sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, são eles: febre alta, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de apetite, náuseas, vômitos, dentre outros. No entanto, é necessário observar que a dengue hemorrágica complementa a dengue clássica nos sintomas de sangramentos do nariz, manchas vermelhas na pele, dificuldade respiratória e queda da pressão arterial.

Vale lembrar que não há tratamento específico para a dengue. Os médicos indicam repouso, ingestão de bastante líquido, para evitar a desidratação, e não tomar substâncias anticoagulantes como a aspirina, pois pode gerar sangramentos. Então pessoal, o melhor jeito de combatermos essa doença é através da prevenção. Separei algumas dicas aqui pra você, são elas: colocar areia nos vasos de plantas; separar bem o seu lixo, para não ter nenhum acúmulo de água; limpar constantemente as calhas; colocar telas nas janelas; usar repelentes e o mais importante... Conscientizar o máximo de pessoas que puderem. Quanto maior o número de indivíduos informados, mais fácil será o combate a essa inimiga. Vamos ficar ligados!!!

Por hoje é só galera! Valeu, abração.

 

Saiba mais

Fique ligado na Rubéola!

Ácaro doméstico: nosso inimigo invisível

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?