Empreendedorismo e a pizza margherita

Não vejo graça naquelas pizzas cheias de “recheio”! Para mim, tira o “gosto” da pizza na sua essência. E aquelas pessoas que colocam catchup?! Argh!!! Gosto de curtir a massa e o queijo. Herdei isso da minha avó. Ela só comia pizza de muçarela e margherita. Um dia curtíamos uma deliciosa pizza margherita, quando ficamos curiosas sobre a sua origem. Pesquisamos na internet, e descobrimos uma grande lição de empreendedorismo.

A pizza não foi “inventada” na Itália, mas por egípcios ou hebreus, ninguém tem certeza. Porém, foram os italianos que souberam cultivar melhor esse hábito, assim como fizeram com o macarrão que veio da China, trazido por Marco Polo. Essa questão de saber utilizar o recurso da melhor forma já é uma característica dos grandes empreendedores. Por exemplo, quem fez a expansão do McDonald’s não foram os irmãos McDonald’s mas um empresário chamado Ray Croc, que teve a ideia de multiplicação do negócio, mas essa é outra história.

Voltando a pizza... uma parte de sua história, que encontramos em nossa pesquisa e que achamos bem bacana, foi a invenção do nosso sabor preferido: a margherita. Um padeiro de Nápoles, que conhecia a receita da pizza, foi convidado a criar um prato para agradar o rei e a rainha locais. Ele resolveu dar uma variada e teve a ideia de colocar tomate, orégano e manjericão na pizza, reproduzindo as cores da bandeira italiana. Ela ficou deliciosa e o casal nobre megafeliz. A rainha chamava-se Margherita e batizou o prato com seu nome.

O incrível dessa história é que hoje temos um prato fantástico, mundialmente conhecido, nascido da atitude de um padeiro que viu a oportunidade de agradar dois nobres como forma de alcançar um ganho e um reconhecimento. Foi assim também com Ray Croc e o McDonald’s e tantas outras histórias de empreendedorismo por oportunidade. Muitas vezes, o que diferencia o empreendedor não é a ideia, mas saber aproveitá-la. Se ligue nisso!

Quer saber mais sobre a história da pizza? Veja só esse site com umas informações muito legais: http://www.infoescola.com/historia/pizza/

Ana “Aninha” Kreintino

Sabe o que eu acho mais comum entre meus amigos adolescentes? Eles não sabem o que querem da vida. Estão perdidos. Por exemplo, meus dois irmãos mais velhos, Alex e Aílton, de 17 e 18 anos, e que ainda nem sabem qual carreira seguir. Pode até aparecer papo de “velho”, de mãe e pai. E é mesmo, né? Mas eu não sou “velha” não, hein! A diferença é que eu sei bem o que eu quero. E não é pouco. Não é exatamente ser rica, ou famosa. Tem a ver com um orgulho pessoal, algo dentro de mim. Quero fazer a diferença. Adoro Empreendedorismo. Aos 8 anos, aprendi a fazer brigadeiro e passei a comercializar na vizinhança e na escola. Mas fiz isso porque vi a oportunidade. Não gosto de cozinhar. Minha parada é tecnologia. Meu sonho é criar um aplicativo inovador e viver dele, de preferência em Cingapura. Vou postar, nesse cantinho do Galera Cult, um monte de coisas sobre inovação, ideias de hoje e do passado que mudaram a nossa história.