Hábitos alimentares e o consumo da carne

Olá, turma do Galera Cult! A operação “Carne fraca” da Polícia Federal trouxe à tona mais uma vez a discussão sobre o consumo de carne. É um dos temas que mais gosto, pois mistura ideologia, alimentação e meio ambiente. :)

Neste momento em que a polícia descobre que há contaminação na carne a qual consumimos (é verdade que não sabemos a dimensão disso), muitos vegetarianos e veganos se aproveitam para defender uma vida sem consumo de carne de outros animais ou até mesmo isenta de qualquer produto de origem animal. Muitos fazem essa defesa por questões ideológicas. Você sabe o que é isso? Eu também não sabia, tive que estudar... rsrs... Significa que fazem essa escolha porque acreditam que é a coisa certa a ser feita, por crenças pessoais. Esse pensamento tem base em ser contra comer outros animais e há também aqueles que o fazem por questões ambientais. Como assim? O consumo de carne é prejudicial para o meio ambiente? De certa forma sim.

O motivo é como a carne é produzida hoje em dia. Devido à necessidade da população (nos últimos 150 anos, a população cresceu 7 vezes) e também da otimização dos processos (maiores lucros), a criação do gado, em muitos casos, é intensiva. Isso significa que aceleram o crescimento de frangos, vacas e porcos para aumentar a produção. Isso acontece gastando-se mais recursos como a água, por exemplo. Além disso, para produzir carne gasta-se muito mais recursos do que para plantar legumes e verduras. Para alimentar os animais, é preciso ração e pastagens, o que já significa a utilização de uma boa quantidade de terras e água. Se a quantidade de terras e água fosse utilizada no plantio de vegetais, para alimentação das pessoas, seria possível produzir mais alimento. Há vários cálculos sobre esse “desperdício”. Em um deles, estima-se que cada quilo de carne consome dois mil litros de água, pois é preciso de água para cultivar a ração e manter as pastagens em larga escala para alimentar uma certa quantidade de gado, no final, estes são transformados em alguns bifes. Não sei se a conta está certa, mas é fato que a carne consome muitos recursos para ser produzida, muito mais que legumes, verduras e frutas, por exemplo.

Amiguinho(a), não estou aqui para convencer você a tornar-se vegetariano. Como sabe, sou um fã da Sustentabilidade e estou preocupado em cuidar das pessoas e do meio ambiente. Ao entender que cada bifinho consome muita água e que, por isso, não deve ser desperdiçado, você já estará construindo um mundo mais equilibrado e lindo para todos nós!

#consumodecarne #desperdicionao

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis