Gráfico

E aí gente mais nerd, gente mais linda. Tudo bem? Você já parou pra ler o jornal de hoje? Ou mesmo uma revista? Cara, vários gráficos irados e importantes estãonas diversas partes do jornal: política, economia, tecnologia e até esportes são beneficiados com a boa compactação de informação  e ilustração que um gráfico deve ter.

Através de um gráfico, por exemplo, estatístico podemos analisar os fatos do cotidiano, entender fatos antigos e até prever fatos futuros!(Tipo, hã?!)

São muitos os tipos de gráficos. Posso te mostrar alguns agora. Se liga:

 

1.     Histograma

 

 

O histograma é um diagrama constituído por retângulos ou linhas desenhados a partir de uma linha de base, em que a posição deles ao longo dessa linha representa o valor ou de uma das variáveis, e a sua altura, o valor correspondente de uma segunda variável.

 

2.     Gráficos por setor

 

 

Gráfico de setores ou gráfico circular, como é tradicionalmente chamado gráfico de pizza é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos (1% no gráfico de setor equivale a 3,6º). Enquanto um de seus nomes é associado a sua aparência similar a uma Pizza cortada, sua aparência pode variar. O mais antigo uso do gráfico circular é associado a William Playfair "Statistical Breviary" em 1801. São muito utilizados no mundo dos negócios e na mídia, mas eles vêm sendo criticados duramente por profissionais e muitos recomendam não utilizar este tipo de gráfico, apontando o fato que é difícil comparar os setores do gráfico ou comparar a data entre diferentes gráficos circulares.

 

3.     Pictogramas

 

 

A fim de tornar os gráficos mais atraentes, os meios de comunicação, como revistas, jornais, entre outros, costumam ilustrá-los com imagens relacionadas ao contexto do qual as informações fazem parte. Essa forma de representação é denominada pictograma ou gráfico pictórico.

Nesse tipo de representação, assim como nos gráficos tradicionais, as dimensões das imagens devem ser proporcionais aos dados apresentados.

Alguns outros gráficos são mais técnicos, mas nem por isso, deixam de ser tão sintéticos e práticos e por que não...IRADOOSSS!!!!!

 

 

Esse gráfico, por exemplo,representa a forma como o preço de uma ação “flutuou” em um determinado período. Tipo eu não tenho a menor ideia de quanto era e de quanto é o valor dessa ação, mas uma coisa eu sei: o preço dela tá maior no ano de 2008 do que no ano de 1998. Logo o gráfico me ajudou!

E aí? A matemática é linda, não é verdade?! Espero que você tenha se deliciado com eu me delicio com essa ciência. Se você gosta tanto quanto eu desse universo então... Vem pro meu mundoooo!!!!!!

 

Saiba mais​

Que tal poupar o seu dinheirinho?

Games e Matemática

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk