Games e Matemática
E aí gente mais nerd, gente mais linda. Tudo bem? Passar algumas horas jogando um game; deliciar-me com as tramas do jogo, com o gráfico, com as tretas... Tipo: sou o tipo de pessoa que não sossega se não zerar um belo jogo de ação. E vamos combinar né: gráficos perfeitos! Existem jogos que a imagem virtual se confunde com o mundo real! É incrível. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Fiquei pensando, justamente, nessa evolução dos games e o quanto a minha linda de morrer matemática ajudou nessa evolução.
Vamos de um pouco de história...
Em meados da década de 60, foi desenvolvido um projeto que se tornaria uma febre mundial: o videogame. Naquela época, as preocupações dos games eram outras: os consoles eram feitos apenas para a diversão, sem a preocupação com a aproximação da realidade. O Pong, jogo consistia em bater em uma bolinha e jogar para o outro lado da tela, no mesmo estilo de uma partida de tênis, é considerado o pai dos games, pois foi o primeiro a ser inventado. Os gráficos e a ‘jogabilidade’ não eram dos melhores, mas o jogo teve fundamental importância para a história e futuro do segmento. A Atari foi responsável pela criação desse jogo e é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo. Foi ela quem popularizou os videogames domésticos.
Já na década de 70 e 80, a famosa fabricante japonesa de jogos, Nintendo, revolucionou o mercado e a história dos videogames com a criação do Super Mario Bros. O jogo do encanador, Luigui, Yoshi e companhia tornou-se um dos mais populares do mundo e um dos mais vendidos também, com cerca de 40 milhões de cópias no planeta. Outro jogo de grande renome mundial é o Pac Man. Criado também nos anos 80, o jogo virou mania nos fliperamas e nunca deixou de ser jogado. Basicamente o jogo tem intenção de eliminar os pontos, sem ser pego pelos fantasmas. A maior curiosidade deste grande sucesso é que ele foi idealizado durante um jantar entre amigos, inspirado em uma pizza faltando um pedaço.
Os anos 2000 já começaram com o lançamento do Playstation 2, grande e duradouro sucesso da Sony, com uma qualidade de gráfico bem melhor que os outros: ainda com bastante jeito de imagem criada, sem muita nitidez nos jogadores de futebol, por exemplo, mas com um esboço muito melhor de realidade. Os jogos de corrida, por exemplo, já tinham imagens como as de filmes de animação. No ano seguinte a Microsoft entra no mercado e lança o XBox e a concorrente Nintendo lança o Gamecube, um cubo azul que substituiu os cartuchos por CDs. 2005 foi o ano da revolução no mundo dos games. A Microsoft criou o Xbox 360 e seu complemento, o Kinect, permitindo jogar sem controle e com o movimento do corpo com gráficos muito mais reais. Já em 2006 foram dois lançamentos: o Playstation 3 e o Nintendo Wii.
Os últimos lançamentos foram ano passado, 2013, com o XBoxOne, o Wii U e o Playstation 4, com gráficos espetaculares e o mais próximo possível da realidade, simulando partidas reais de basquete e futebol e corridas de fórmula 1.
E onde entra a matemática...?
Cara, um elemento presente desde Pong em 1958 até as franquias mais iradas do PS4 – a Matemática. Existe uma área desta ciência linda que tem total responsabilidade pela evolução gráfica dos games em geral: são as matrizes. Na matemática matrizes são tabelas organizadas por linhas e colunas. A tela da sua Tv HD ou 4K é uma grande matriz com milhares de linhas e colunas. Quanto maior o número de linhas e colunas que a sua matriz, ou melhor, TV tiver mais definido será o seu game.
As imagens são grandes intermináveis cálculos matriciais; outras imagens ainda são transformações lineares, como rotações, reflexões, homotetias, cisalhamentos entre outras que nos deixam b-o-l-a-d-o-s !
Caso você queira um dia saber mais do assunto aconselho a ‘bisbilhotar’ a área da Álgebra Linear, mais propriamente, o conceito de vetores. Você vai amar!
E aí galerinha linda gostou deste lance gráfico-matemático? Então, vem pro meu mundooooo!!!!!