Triângulos, aff...

Galerinha, estudando algumas coisinhas matemáticas mais avançadas, me deparei com um triângulo muito, mas muito irado mesmo. Ele se chama Triângulo de Pascal. O triângulo de Pascal é um triângulo numérico infinito formado pelos coeficientesbinomiais. Foi descoberto pelo matemático chinês Yang Hui (1238-1298) e, posteriormente, várias de suas propriedades foram estudadas por Blaise Pascal (1623-1662). 

O mais irado é que este triângulo resolve inúmeros problemas de genética (tipo hã?!) na parte de Herança Quantitativa ou Poligênica. 

Algumas propriedades muito legais aparecem, naturalmente, neste triângulo. Vamos ver algumas delas, galera:

  • Encontramos os números naturais listados em ordem crescente de cima para baixo no triângulo;
  • Encontramos também uma simetria nas linhas do triângulo aritmético;
  • Somando os números de dois hexágonos consecutivos de uma linha qualquer do triângulo determinamos o número que estará no hexágono logo abaixo;
  • O resultado da soma de uma diagonal qualquer do Triângulo de Pascal é encontrada no hexágono logo abaixo em uma diagonal reversa.

Galera, abaixo eu indico um vídeo super didático sobre essas e outras propriedades do triângulo de Pascal: 

https://www.youtube.com/watch?v=HymLc234bko

Também indico um site super irado com diversas animações sobre o triângulo de Pascal:

http://www.uff.br/cdme/pascal/pascal-html/pascal-br.html

E aí galera, curtiu mais um texto da nossa mais linda matéria do mundo? Então, vem pro meu mundoooo!!!!

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk