Avanço científico promovido pelos árabes na Idade Média

Pense comigo: nos seus estudos de História, Matemática, Ciências e outros mais, você só ouve falar de cientistas europeus, americanos e, pouco provavelmente, já deve ter ouvido falar num cientista brasileiro, não é mesmo?! Parece que toda a contribuição para o desenvolvimento científico foi dado pelo mundo ocidental, mas será que sempre foi assim?

Temos os asiáticos, os orientais e eles parecem que não contribuíram com nada para o que conhecemos hoje! Não é verdade, vou mostrar para você a enorme contribuição de um povo, o qual, de um modo geral, atualmente, só se transmite deles suas notícias não muitos agradáveis. Você sabe que povos são esses? São os de língua árabe, e, até mais especificamente, os muçulmanos.

O desenvolvimento da ciência na Idade Média e, um pouco depois, ocorreu a todo vapor na língua árabe. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos valoriza a ciência, traz a Medicina quase como algo sagrado. Os líderes árabes financiavam os centros de cultura e reflexão científica. Entre 750 e 1100, a comunidade muçulmana tinha caráter internacional, englobando muitos povos e sempre compreendendo e trocando ideias com outros povos.

Para seu conhecimento e conhecimento não ocupa lugar, veja:

Manuscritos gregos e de outras partes do mundo, bastava falar em ciência, filosofia, conhecimento, eram traduzidos para o árabe. A civilização islâmica tinha traduções do conhecimento e a prática dos ensinamentos de Platão, Aristóteles, e outros filósofos. Posteriormente, eles seguiram outros caminhos, mas sempre dando importância à observação e à experimentação, ou seja, bases para o desenvolvimento da ciência.

Vejamos mais:

Na Matemática, graças ao uso da numeração inovadora, que era a numeração árabe e ao uso do zero, desenvolveram muitos tópicos dentro desta ciência. Pense como deve ser brabo fazer conta com algarismos romanos... Os árabes se desenvolveram também na Astronomia, Geografia e na Cartografia, até na criptografia, que é a maneira de mandar uma mensagem cifrada. Aqui é de grande importância sabermos que deram um salto no desenvolvimento da Álgebra (E você, que nem gosta de Álgebra... Mude de ideia, valeu?!).

Na Física, o árabe AL Biruni desenvolveu ideias que somente 600 anos depois viriam a ser pensados por um ocidental: Galileu. Hoje, podemos dizer que foi um grande Físico, inclusive com grandes conhecimentos de Óptica, descobertas que estavam séculos adiantados.

Na Poesia, na Matemática, na Física e, em muitas outras ciências, os árabes se desenvolveram para muito mais que nós pensamos. O declínio da ciência árabe ocorre rapidamente entre o século XI e o XII, com muitos explicando isto devido às invasões mongóis. Esse fato desabou o império muçulmano devido às brigas de caráter político-religiosas. É uma pena! Pô, meu, por hoje é só! Até a próxima!

Alberto “Beto” Thomas

Desde pequeno, meus pais diziam: esse menino vai ser cientista. Por quê? Sempre fui nerd aficionado por todo tipo de ciência. Meu tio Isaque, professor de Ciências, sempre foi o incentivador principal. Fazíamos programas que giravam em torno de curiosidades, pesquisas e ciências em geral. Em casa, criávamos hipóteses e montávamos experiências caseiras. Também compartilhamos o mesmo pecado, junk food, e o mesmo vício, seriados e filmes de ficção científica. Com meu talento nato potencializado pelo help do meu tio, precocemente me destaquei nas mais diversas feiras e concursos científicos. Hoje curso Física em uma universidade de prestígio. Entretanto, o que gosto mesmo é de “trabalhar” em meu laboratório amador construído na garagem de casa, realizar pesquisas e publicar vídeos na internet, onde explico os “porquês” dos mais diferentes acontecimentos do cotidiano. Aqui, no Galera Cult, vou tentar despertar em vocês o prazer pela Ciência no cotidiano, apresentando os mais interessantes e importantes “porquês”.