A Febre Amarela mais próxima de você
Tirei a manhã de hoje para ir com minha amiga Ciça até o Posto de Saúde a fim de me imunizar contra o vírus da Febre Amarela, que é da família Flaviviridae, sendo composto por um RNA de fita simples. Essa enfermidade sempre foi mais comum na região Norte do país, entretanto, há alguns meses foram confirmados casos na região Sudeste.Fato que deu inicio a uma campanha de vacinação contra tal vírus,o modo de transmissão da doença é realizada pela picada do mosquito Aedes aegypti em meios urbanos, ele mesmo, aquele que também transmite a dengue.
Depois de algumas horas de pesquisa, pude perceber que os sintomas aparecem entre 24-48h após a infecção, o vírus se replica em células musculares, dendríticas, fibroblastos e linfonodos locais e posteriormente, atinge a corrente sanguínea tendo como órgão-alvo o fígado. Nota-se que existem diversas manifestações da doença, podendo ser assintomática(forma leve e moderada), sendo caracterizada por febre elevada pulso lento, calafrios, vômito e muita dor de cabeça. A forma grave consiste, além dos sintomas relatados anteriormente, na insuficiência hepática, renal, insuficiência respiratória aguda (IRA) e hemorragias em múltiplos órgãos, podendo até aparecer casos de vômitos negros, essa coloração se justifica por ser sangue coagulado no trato gastrointestinal.
Percebe-se que diversos exames laboratoriais ajudam a chegar até o diagnóstico de Febre Amarela, dentre eles temos o PCR e Sorologia. Contudo pessoal, melhor do que tratar é prevenir, iniciando pelo combate ao vetor.Como, por exemplo, não deixando água limpa e parada estocada para sua reprodução - que é bem rápida por sinal- e pela vacinação. Esta última já está disponível nos Postos de Saúde e consiste na inoculação do vírus atenuado, sendo recomendado para pessoas que irão viajar ou residem em área de risco. Nota-seque ela é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos, HIV positivo e bebês menores de 6 meses, justamente porque o vírus é atenuado e não morto. Apesar das chances de ter reversão serem baixas, existe tal possibilidade.Entretanto, dependendo do caso, você só irá se vacinar novamente contra a Febre Amarela depois de dez anos da primeira dose.Dessa maneira, fique atento aos locais de vacinação e compartilhe essa ideia com a família, amigos e vizinhos. Valeu, galera! Até a próxima!