Entendendo melhor o coração

Quanto tempo,amigos, pensei que ia me deixar na mão... Hoje, iremos conhecer melhor um dos principais órgãos do corpo humano: o famosíssimo coração. Ah, eu sei que também gosta muito dele, então não deixe seu coração disparar de ansiedade, porque vamos começar agora mesmo!

Como vocês já me conhecem, sabe que gosto de iniciar pela definição para deixar tudo bem claro. O coração é um órgão formado por tecido muscular estriado cardíaco, possuindo 4 cavidades (em humanos) sendo dois átrios e dois ventrículos. Além disso, possui a função de bombear sangue por todo o corpo, seu movimento de contração chama-se sístole e relaxamento diástole. Sabe-se que entra em contato com sangue arteriale venoso, sendo que eles não se misturam. Ele é capaz de gerar potencial de ação, acontecendo no nodo-sinusal e se espalhando por todo coração, assim como, seu tecido consegue propagar com maior velocidade esse impulso devido a presença de discos intercalares.

A morfologia é bem simples, pois entre suas cavidades possui válvulas, uma bicúspide ou mitral, do lado esquerdo, e uma tricúspide, do lado direito, e estas impedem o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios. O trajeto do sangue começa quando o sangue venoso chega através das veias cavas superior e inferior até o átrio direito, ao sair do ventrículo direito pela artéria pulmonar irá até o pulmão, onde ocorrerá a hematose (troca do sangue venoso por arterial), retornando ao átrio esquerdo pela veia arterial. Assim, o sangue sai pelo ventrículo esquerdo pela artéria aorta, contudo, vale ressaltar que a primeira ramificação do dessa artéria são as coronárias, justamente aqueles vasos que irão nutrir o próprio coração, e, posteriormente, o sangue irá até o arco aórtico, onde teremos mais ramificações.

Quero explicar um conceito muito importante pra vocês que é o débito cardíaco e este consiste no volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo em um minuto e está relacionado com a frequência cardíaca. Todos os dois podem sofrer influências hormonais ou, até mesmo para manter a homeostasia do corpo, como no caso da prática de exercícios, onde há um aumento da frequência cardíaca, para se levar mais sangue arterial para os músculos. É legal falar que analisando o débito cardíaco, ajuda a comprovar diagnósticos em casos de anormalidade. Bem, isso é apenas um pouco sobre os mistérios do coração, pois aprofundando mais, cabe apenas as pessoas que realizam graduação na área da saúde saberem. Até a próxima amigos, abração!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?