Hum... que delícia de Cuscuz

Quando começo estudar as diversas culturas de um país logo me chama atenção a sua culinária. Por que será hein?! Assim, hoje, em especial, quero falar para vocês sobre o cuscuz: prato árabe originário do Magrebe, região do noroeste da África. Este consiste num resultado da moagem de cereais, sendo o principal o trigo (sêmola de cereais). Depois é amassado à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que, em uma cuscuzeira, devem ser cozidos.

Magrebe Central abrange Marrocos, Sahara Ocidental, Argélia e Tunísia, sendo que o Grande Magrebe inclui a Mauritânia e a Líbia. Interessante que o cuscuz na Tunísia é preparado com carne de borrego (carneiros juvenis) e frutas secas; já em Marrocos, o mais popular, é servido com um molho de sete vegetais, que é tradicionalmente servido às sextas-feiras. Na Argélia e Líbia, esse prato é, geralmente, servido com legumes (cenoura, batatas, nabos, etc.) cozidos em um picante ou suave caldo, acompanhado por um pedaço de carne (em geral, frango ou carneiro).

Ah! Uma curiosidade de Magreb é que a sua população não come carne de porco, pois os alimentos ali estão marcados pelas normas Hallal do Islã. Segundo o site http://www.infoescola.com/zootecnia/abate-halal/ Halal em árabe significa “legal” ou “permitido”, sendo um termo usado para descrever várias facetas da vida que são permitidas pelas leis da Allah (Deus), entre elas relacionadas à alimentação.” 

O cuscuz também é um prato conhecido no Brasil, pois em Portugal, aproximadamente no século XVI era comum na alimentação matutina juntamente com arroz e outros cereais. Com a colonização, os portugueses, chegando ao território brasileiro,observaram que os indígenas tinham um tipo de preparo semelhante, porém com mandioca, milho, coco e outros. Assim, a tradição dos portugueses acabaram obtendo influências e, hoje, há, no Brasil, cuscuz de características diferentes de acordo com a localidade. Temos, por exemplo, da região sudeste,que utiliza leite, ovos, manteiga. Na região norte, pode ser doce e consumido com leite de coco, mas, no café da manhã, acompanhado de tapioca. Já no Nordeste, utilizam até como farofa no almoço. O Beto comentou que gostoso mesmo é o cuscuz- paulista que é cuscuz de farinha de milho, feito com camarão e peixe, ou galinha, ovos cozidos e muito tempero. Huuuumm! Acho que deveríamos experimentar todos as receitas de cuscuz para sabermos qual é o melhor, né?!

Muito interessante essa diversidade de pratos feita através do cuscuz. Fica aqui a dica: quando viajar observe se o local também apresenta esse prato e de que maneira é preparado. Aí, não esquece de mim, ok? Por hoje é só galera. Valeu! Abração.

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?