Medicina e Matemática de mãos dadas
Galera, amo medicina, por isso estou estudando muito para ingressar na faculdade. Outro dia, conversando com um amigo que já está cursando, comentou que pensava não estudar mais matemática. Entretanto, se enganou, pois existem ferramentas matemáticas utilizadas em análise ou solução. Comentou que há várias áreas de aplicabilidades como: genética, epidemiologia, oncologia, fisiologia, dentre outras.
Dessa forma, fiquei curioso e pesquisei algo mais simples que pudesse realmente exemplificar para vocês a importância da matemática na medicina. Assim, encontrei os cálculos de dosagem de medicamentos os quais utilizam a conhecida regra de três.
No cálculo de dosagem de um medicamento, o profissional deve, primeiramente, ter o conhecimento técnico, compreendendo o trajeto e reações de diversas substâncias que compõem os remédios, além de saber o que pode intensificar ou diminuir seu efeito a fim de determinar a dose certa ao doente. Da mesma forma, as características físicas dos pacientes, isto é, o seu peso, altura e idade, como também o seu metabolismo são essenciais.
Na prática, é comum, utilizarem a conhecida regra de três simples para resolver situações de razão e proporção que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três. Irei apresentar um exemplo para vocês:
Uma solução oral foi preparada contendo 40 mg de fosfato de clindamicina por 5 mL de solução. Quantos mg de fármaco estão contidos em 80 mL desta solução ?
5 mL da solução → contêm → 40 mg de fármaco
80 mL da solução → contêm ? → X mg
X= (40 x 80) / 5 X= 640mg
Pessoal, não tem jeito, a matemática está presente no dia a dia dos médicos. Você que também pretende seguir essa carreira é bom ficar ligado. Valeu! Abração!