E você já “bamboleou” hoje?

Nos dias de hoje, você pode ver os bambolês em todos os lugares: parques, escolas, academias, festas, circos, shows e eventos recreativos. Mas como esse brinquedo surgiu? No Egito Antigo, há mais de três mil anos atrás, os bambolês eram feitos inicialmente com fios secos de parreira. O que conhecemos atualmente, de plástico colorido só surgiu em 1958, quando dois norte-americanos donos de uma fábrica de brinquedos trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura. O brinquedo foi batizado de Hula Hoop, e tornou-se um tremendo sucesso vendendo 25 milhões de unidades em apenas quatro meses virando uma verdadeira febre entre adultos e crianças. 
 
Nesse mesmo ano, a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear”, que significava gingar. Nos anos 2000, a prática de hooping (Bambolear) foi difundida e com o aumento do peso e do diâmetro, o bambolê assumiu sua forma atual, chegando às academias de ginástica em cidades dos EUA e da Europa. Durante essa revitalização recente, o bambolê tornou-se um equipamento fitness para todas as idades. Nos últimos anos, tornou-se também uma atividade social permitindo as pessoas conhecerem e fazerem novos amigos. E você, já “bamboleou” hoje?
 

Saiba mais

Tangram: o milenar quebra-cabeça chinês

Giuseppe Garibaldi e a luta pela unificação italiana

 

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.