Frações e estatísticas?
Eu sei que a matemática é a matéria mais temida por grande parte dos alunos, e que por esse temor quase 90% dos brasileiros concluem o ensino médio sem aprender de fato matemática, segundo um relatório do Ministério da Educação divulgado em 2013. Muitos não conseguem perceber a real aplicação daquilo que aprendem e a matéria acaba ficando meramente teórica e distante da realidade. A estatística consegue cumprir esse papel de colocar a matemática na realidade. Mas os números estatísticos não surgem do nada, mas são obtidos através de uma série de cálculos e fórmulas, por vezes bastante complexas, que conseguem fazer a magia acontecer.
Uma das bases mais importantes que utilizamos em estatísticas, probabilidades e cálculos semelhantes é a noção de fração. A ideia mais inicial de uma fração é a de que representa a parte, o numerador, de um todo, o denominador. Outro dia descobri que o nome “fração” vem do latim fractus, que significa “partido”, ou seja, elas representam a necessidade de representar números não inteiros. Onde que a estatística entra nisso? Bem, eu sempre coloco meus números em forma de porcentagens, como fiz ali em cima. Os 90% citados ali no começo representam 90 de cada 100 alunos. Você percebe que é um número alto porque tem a noção de que se aproxima muito de 100%, ou seja, 100 de cada 100, ou seja, o número inteiro 1.
Eu fiz até uma pesquisa com meus amigos mais próximos para demonstrar isso. Somos 7 amigos, e somente 2 deles gostam de ouvir Lady Gaga (só meus amigos, eu não me incluo). Eles são então 2/7. Quanto isso seria em porcentagem? Preciso fazer regra de três onde 2/7 = x/100. O resultado é 28,5. Então 28,5% dos meus amigos mais próximos gostam de ouvir Lady Gaga. Viu como é importante dominar o cálculo que envolve frações? Mesmo os mais simples podem ser de grande utilidade. E os mais complexos exigem o conhecimento mais simples dominado.
A matemática dominada abre um caminho muito grande de possibilidades que demonstram que não é nem um pouco desconectada da realidade. Experimentem começar entendendo o mais simples e aumentem a complexidade dos cálculos aos poucos com exercícios. Logo perceberão o quanto aprenderam.
Bjokas!