Origem duvidosa das carnes

Olá pessoal, já estava com saudade de vocês! Ontem, estava almoçando e, por coincidência, era aquela carninha feita com carinho pela minha mãe, só que ao mesmo tempo vi na televisão os diversos casos de irregularidades no processamento da carne nas indústrias. Por isso, decidi conversar um pouquinho com vocês sobre o que foi achado nas carnes que impressionaram o Brasil inteiro e para sabermos a diferença exata entre a carne contaminada e a carne estragada.

Inicialmente, precisamos ter em mente duas definições que, apesar de serem simples, confundem diversas pessoas: a carne estragada é aquela na qual o processo de decomposição, realizado por fungos e bactérias, já foi iniciado, tendo como característica a alteração da coloração e odor fétido na maioria dos casos, ou seja, quando a carne já passou do prazo de ser consumida ou não foi estocada de maneira adequada. Já a carne contaminada, consiste naquela que possui algum agente infeccioso, um verme, por exemplo, ou alguma substância que fará mal ao organismo, sendo pelo simples fato de estar presente no coteúdo ou por aparecer em quantidades acima do permitido. Infelizmente, nesse segundo caso, a carne não apresenta sinais, portanto, é sempre importante evitar comer carnes cruas, em especial, quando esta for de origem duvidosa.

Recentemente, saíram algumas reportagens sobre alterações em carnes de grandes marcas. Como estou sempre preocupado com a nossa saúde, decidi pesquisar sobre quais substâncias estavam sendo acrescentadas e como elas podem fazer mal ao nosso corpo. Por favor, não me chamem de nerd! Observamos que apesar de ainda ser uma polêmica, dizem ter encontrado papelão em enlatados, o que podemos entender sobre isso é que com certeza está vindo uma quantidade menor do produto desejado e o papelão deve estar recheado de agentes infecciosos que podem fazer mal à saúde, comprometendo todo o produto, além de ser um absurdo, né?! O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, foi encontrado em quantidades superiores que o normal, essa substância em excesso pode mascarar os sinais de que a carne está estragada. Além disso, notaram injeção de água em frango, ainda que não faça mal para a saúde, faz para o bolso. 

Dessa forma, esperamos que as autoridades cumpram o seu papel em relação a esse assunto. Devemos apenas cobrá-las e lembrar de que carnes bem passadas são mais confiáveis em relação à contaminação, no caso de enlatados, se a lata estiver estufada é sinal de que não serve para consumo. Vamos ficar atentos, galera! Até breve. :) 

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?