Sampa

Não importa de que cidade você seja, sempre que se vai à cidade de São Paulo a sua estrutura impressiona. São vários aspectos que incluem esse município entre os maiores do mundo. É a maior cidade do Brasil e da América do Sul, com a 7ª maior população do mundo e o 10º maior Produto Interno Bruto do planeta.

Segundo o último censo demográfico, São Paulo possui uma população de 11,89 milhões de habitantes. Esse número só leva em consideração a população residente no município paulistano. Se pensarmos bem, veremos que, na prática, há muito mais gente em São Paulo durante o dia. Há milhões de pessoas que vivem na chamada Região Metropolitana de São Paulo, que abrange diversos municípios vizinhos e dependentes da capital e metrópole. Esses milhões de pessoas saem diariamente de suas casas, rumam para a capital, e ao final do dia retornam para seus municípios de origem, em um movimento migratório constante e diário conhecido como “pendular”, por lembrar o vai-e-vem de um pêndulo, igual àqueles de relógios grandes e antigos.

Diversas outras situações são oriundas dessa grande concentração em São Paulo. Por exemplo, possui a maior frota de veículos particulares do Brasil, com mais de 7 milhões de carros licenciados e cerca de 6 milhões em circulação diariamente. Por mais que haja vias diversas, há poucas soluções capazes de melhorar a circulação da cidade que envolva o transporte privado individual.

Para melhorar a circulação, deve-se incentivar o transporte público, é verdade. Contudo, gerenciá-lo para atender a mais de 15 milhões de pessoas diariamente (contando os habitantes da Região Metropolitana) é um desafio e tanto! São Paulo já possui a maior frota de ônibus e a maior extensão de linhas de trem e metrô do Brasil, porém, nunca parece ser o suficiente para satisfazer a demanda que continua crescendo com uma população ainda em ascensão de seu total, principalmente, pela migração.

Concentrando 6% da população brasileira e sendo o centro financeiro do país, não é de se estranhar que em São Paulo tenhamos as sedes das principais empresas brasileiras e da bolsa de valores que comanda a economia nacional. Se levarmos em consideração o comércio de varejo, só São Paulo responde por 20% das vendas de todo o país! Isso é impressionante para qualquer cidade do mundo. 

E, para finalizar, achei outro dado interessante. Se eu te perguntar qual é a cidade brasileira que mais recebe turistas em um ano, o que iria me responder? Posso apostar que responderia “Rio de Janeiro”. Bem, o Rio recebe um grande fluxo de turistas, é verdade. Mas São Paulo recebe mais. O turismo de negócios tem uma participação importante nas cerca de 1,5 milhões de pessoas que desembarcam mensalmente na cidade. E tem outra coisa... O turismo de negócios não possui alta ou baixa temporada, permanecendo constantemente elevado em seu número o ano inteiro. 

Todos esses casos fazem da cidade o coração econômico do país e o coração brasileiro na globalização, visto que é a 14ª cidade mais globalizada do país. Os paulistanos são bastante orgulhosos dessa condição assumida pela cidade, mas também tem de conviver diariamente com todos os contrastes e obstáculos que somente uma metrópole de tal envergadura consegue enfrentar. Bjokas!

Maximiliana “Maxi” Esploro

Sempre adorei entender o porquê das coisas, especialmente quando se tratava de uma realidade social. Por que existem países mais pobres do que outros? Por que as pessoas preferem viver em cidades do que no campo? Por que é tão importante o crescimento do PIB? São perguntas que eu fiz quando tinha 12 anos e esse comportamento só foi se intensificando com o tempo. Costumo passar 8 horas por dia pesquisando dados na internet, para compreender melhor o mundo. Gosto de fazer pesquisas off-line também. Promovo questionários na vizinhança, e até no meu núcleo familiar, para gerar informações e conhecimento com elas. Curso Economia e pretendo utilizar esses conhecimentos para criar uma nova “sabedoria”, que utilize os milhões de dados disponíveis ou captados para melhorar a compreensão e as tomadas de decisão, e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Chamo isso de Estatística e Conhecimento. Vou aproveitar esse espaço aqui, no Galera Cult, para compartilhar várias descobertas que fiz nas minhas pesquisas.