Além da tolerância
Se tem uma coisa que dá briga é discutir religião. Na minha casa isso é tranquilo, pois meus pais não ligam muito para o assunto, mas vejo que o tema está pegando fogo hoje em dia. Na minha turma, por exemplo, são mais de trinta alunos e tem todo tipo de gente... rsrsrs... É irado ver como cada um é, e como são diferentes.
Nem sempre essa diferença favorece o clima na sala. Uma vez, a professora de História estava ensinando Reforma Protestante e começou uma discussão tensa por causa de religião. A professora ficou um bom tempo em silêncio, esperando que todos falassem ou ficassem mais calmos. No final, ela falou:
- Religião vem do termo “religare”, religar o homem a Deus e por que não religar os homens. Vejam vocês discutindo. Será que é isso que a religião de cada um prega? Digo isso, não pedindo que vocês se tolerem, que se aceitem, isso não é suficiente. Peço que vocês se compreendam...
Depois do discurso emocionado da professora, todos ficaram em silêncio. Deviam estar pensando sobre o que ela disse. Em seguida, ela propôs uma atividade:
- Escola não é só para passar conteúdos. É para aprender a conviver também. Por isso, vou pedir uma atividade de casa. Podem anotar.
Achei tão bacana o trabalho que resolvi compartilhar aqui com vocês. Fica como sugestão para vocês pesquisarem e refletirem:
- Pesquise a história e os pilares de duas religiões diferentes da sua. Faça um resumo e tragam na próxima aula.
Na aula seguinte, ela pediu que alguns alunos apresentassem sobre as religiões pesquisadas. Foi irado, pois conhecemos sobre diversas crenças que nem sabíamos que existiam. A atividade ampliou nossa visão e, dessa forma, aprendemos a mais do que a tolerar, a compreender e respeitar.