Além da tolerância

Se tem uma coisa que dá briga é discutir religião. Na minha casa isso é tranquilo, pois meus pais não ligam muito para o assunto, mas vejo que o tema está pegando fogo hoje em dia. Na minha turma, por exemplo, são mais de trinta alunos e tem todo tipo de gente... rsrsrs... É irado ver como cada um é, e como são diferentes.

Nem sempre essa diferença favorece o clima na sala. Uma vez, a professora de História estava ensinando Reforma Protestante e começou uma discussão tensa por causa de religião. A professora ficou um bom tempo em silêncio, esperando que todos falassem ou ficassem mais calmos. No final, ela falou:

- Religião vem do termo “religare”, religar o homem a Deus e por que não religar os homens. Vejam vocês discutindo. Será que é isso que a religião de cada um prega? Digo isso, não pedindo que vocês se tolerem, que se aceitem, isso não é suficiente. Peço que vocês se compreendam...



Depois do discurso emocionado da professora, todos ficaram em silêncio. Deviam estar pensando sobre o que ela disse. Em seguida, ela propôs uma atividade:

- Escola não é só para passar conteúdos. É para aprender a conviver também. Por isso, vou pedir uma atividade de casa. Podem anotar.

Achei tão bacana o trabalho que resolvi compartilhar aqui com vocês. Fica como sugestão para vocês pesquisarem e refletirem:

- Pesquise a história e os pilares de duas religiões diferentes da sua. Faça um resumo e tragam na próxima aula.

Na aula seguinte, ela pediu que alguns alunos apresentassem sobre as religiões pesquisadas. Foi irado, pois conhecemos sobre diversas crenças que nem sabíamos que existiam. A atividade ampliou nossa visão e, dessa forma, aprendemos a mais do que a tolerar, a compreender e respeitar.

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.