Jardins ecológicos urbanos

Você consegue imaginar na sua cidade, se você mora em uma metrópole, cheia de hortas? As varandas, os quintais e até mesmo os telhados repletos de jardins? E não somente para enfeitar a paisagem. Hortas de verdade, onde os moradores plantam e colhem os seus alimentos.

Mano, essa foi uma solução encontrada pelos cubanos para escapar da crise alimentar, no início da década de 90. Após o fim da União Soviética, parceira que ajudava o país de Fidel Castro, Cuba passou por um momento de desabastecimento, já que ainda sofria embargo imposto pelos Estados Unidos e outros países. Para superar a crise generalizada (faltava combustível e até comida), uma das soluções foi o desenvolvimento de hortas urbanas, ou seja, os cubanos passaram a plantar e colher a própria comida em plena cidade. Para isso, aprenderam a aproveitar a estrutura das próprias casas e bairros.

As bases da agricultura ecológica urbana são: i) Uso de insumos orgânicos e ii) Reaproveitamento dos recursos, ou seja, desperdício próximo de zero. Ficou ligado nas bases?! Já parou para pensar que você pode seguir o exemplo dos cubanos e criar umahorta orgânica na sua casa? Além de uma prática sustentável, seria uma maneira irada de você trabalhar em um projeto científico próprio, prático e de resultados bacanas. Se liga! Tipo, fui!

#ciencianaveia​

 

Saiba mais​

A história da vacina

As grandes descobertas e o acaso

Alberto “Beto” Thomas

Desde pequeno, meus pais diziam: esse menino vai ser cientista. Por quê? Sempre fui nerd aficionado por todo tipo de ciência. Meu tio Isaque, professor de Ciências, sempre foi o incentivador principal. Fazíamos programas que giravam em torno de curiosidades, pesquisas e ciências em geral. Em casa, criávamos hipóteses e montávamos experiências caseiras. Também compartilhamos o mesmo pecado, junk food, e o mesmo vício, seriados e filmes de ficção científica. Com meu talento nato potencializado pelo help do meu tio, precocemente me destaquei nas mais diversas feiras e concursos científicos. Hoje curso Física em uma universidade de prestígio. Entretanto, o que gosto mesmo é de “trabalhar” em meu laboratório amador construído na garagem de casa, realizar pesquisas e publicar vídeos na internet, onde explico os “porquês” dos mais diferentes acontecimentos do cotidiano. Aqui, no Galera Cult, vou tentar despertar em vocês o prazer pela Ciência no cotidiano, apresentando os mais interessantes e importantes “porquês”.