Fidelidade vs verdade

Seria tão fácil se pudéssemos sermos fiéis as nossas verdades, mas não é bem assim. Um dos debates mais interessantes envolvendo Ética é quando fidelidade e verdade ficam em lados opostos. É o que alguns autores chamam decidir entre o certo e o certo.

Na minha escola uma vez, presenciei uma situação dessa. Meus colegas tinham feito uma bagunça e sugiram a sala com papel picado. Todos viram quem tinha participado da zona.Quando o inspetor entrou na sala, perguntou:

- Quem foi que fez essa sujeirada toda?

Ninguém se acusou. O inspetor mudou a estratégia, foi direto na representante da turma, a Teresa:

- Tete, você viu quem fez essa bagunça?

O que você faria se estivesse nessa situação? Repare que a resposta não é simples. Se ela responder que não viu, seria mentira. Ela não estaria falando a verdade. Se ela dissesse que viu e “dedurasse” os colegas, estaria falando a verdade, mas não estaria sendo fiel aos seusamigos. Nesse caso, verdade e fidelidade entraram em oposição e não há gabarito, pois não é certo mentir, mas também ser infiel não é correto.

Sabe o que a Teresa fez? Tentou sair da melhor forma possível:

- Eu vi, mas não vou te falar.

- Por quê? – perguntou o inspetor.

- Porque não vou “dedurar” meus amigos.

O inspetor ficou com raiva, mas não perguntou mais. Saiu e foi buscar o diretor. No final, todosficamos de castigo no intervalo, limpando a sala. Foi o preço que pagamos por nossa fidelidade.

Você acha que agimos certo? É justo todos ficarem de castigo por causa de alguns? O que você faria? #umconviteparapensar

 

Saiba mais

Ética e Robótica

Ética e o consumismo

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.