A história do futebol no Brasil e no mundo
“Domingo eu vou ao Maracanã, vou torcer para time que sou fã....” Tenho certeza que você já ouviu esse grito da torcida ecoar pelos estádios. O futebol é, sem dúvida nenhuma, um dos esportes mais populares do mundo, e eu como boa brasileira também sou uma apaixonada. Agora, você sabe qual a origem desse esporte? Como ele chegou e se popularizou no Brasil? Por que somos conhecidos como o país do futebol? A Titta hoje vai conversar com você sobre a história desse emocionante esporte que arrasta multidões ao redor do planeta.
Existem diferentes versões sobre a origem do futebol. Para alguns pesquisadores esse esporte surgiu na Ásia, na região da China cerca de 2000 a 3000 anos antes da era cristã. Já outros acreditam que sua origem seja na civilização romana, onde um esporte semelhante ao futebol, denominado de harpastum, era praticado pela elite. Na época das grandes navegações, os europeus conhecerem um esporte realizado pelos Maias há muitos séculos que também tinha características parecidas, tal como o uso de uma bola e a divisão em duas equipes. No período do renascimento e da idade moderna, um dos jogos mais conhecidos da Itália era o Calcio, originário da cidade de Florença. Este desporto influenciou em vários aspectos o futebol atual, não somente por suas regras, mas também pelo ambiente de festa em que se jogavam estas partidas. Apesar desses jogos possuírem certas características que os assemelham ao futebol, não podemos afirmar que algum deles seja a sua origem definitiva, já que praticamente não há vínculos dos mesmos com a Inglaterra, o berço do futebol moderno.
Não há dúvidas sobre a origem do futebol moderno, nascido na Inglaterra e proveniente do chamado massfootball, marcado pelo confronto dos habitantes da cidade, com centenas de jogadores de cada lado, um querendo levar a bola, aos socos e pontapés, até a porta do outro. Violento, esse futebol meio bárbaro sofreu proibições reais até o século XV. Somente no século XIX, após a Revolução Industrial e o processo de urbanização, que o futebol alcançou suas regras e formatos atuais. Praticado em colégios e universidades como Cambridge, Oxford, Sheffield, cada lugar com um regulamento, o futebol popularizou-se entre a elite inglesa. Cabe destacar ainda, que nessa época ocorre uma separação entre o futebol e seu esporte irmão, o rugby, onde o uso das mãos pelos jogadores é permitido. Um marco de fundação do futebol moderno foi uma partida entre Londres e Sheffield em 1866, quando foi feito um acordo sobre as regras e a duração da partida, que seria de uma hora e meia.
O futebol chegou ao Brasil em finais do século XIX pelas mãos, ou melhor, pelos pés do paulistano Charles Muller, após estudos na Inglaterra. Nessa época surgiram as primeiras equipes de futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo, tal como o São Paulo Athletic Club, fundado em 1895, na região paulista e o Fluminense Football Club, fundado em 1902, na cidade do Rio de Janeiro. No começo, o futebol no Brasil era praticado apenas por pessoas de classe alta e proibia-se a participação de negros. Para participar dos jogos, os negros tinham que se disfarçar, muitas vezes utilizando o famoso “pó de arroz” para fingirem que a cor da sua pele era branca. Que absurdo!!! Essa proibição acabou algumas décadas depois, e todos, independente, da cor da pele puderam praticar o futebol.
Entretanto, seria a partir da segunda metade do século XX que o Brasil passaria a ser chamado como o “país do futebol”. Após um forte incentivo a sua popularização na Era Vargas, com as construções de estádios, novos times e o fortalecimento dos campeonatos, o Brasil entraria no hall da fama do futebol mundial depois das sucessivas vitórias nas Copas do Mundo. Criada no ano de 1930, a Copa do Mundo reúne os países praticantes do futebol. Após a traumática derrota em casa para o Uruguai na copa de 1950, em evento conhecido como Maracanazzo, as vitórias brasileiras nas copas de 1958, 1962 e1970, mostraram para o mundo a força e a qualidade do futebol brasileiro. Não à toa, produzimos também o maior jogador de todos os tempos, o rei Pelé. Ganhamos ainda as copas de 1994 e 2002, esta última com atuação louvável de Ronaldo “fenômeno”.
Assim, apesar da derrota na última copa em 2014 (não gosto nem de lembrar disso!!) não devemos esquecer que o Brasil é país que mais vezes venceu a copa do mundo, que produziu grandes craques desse esporte e que possui uma população simplesmente apaixonada. Dessa forma, não há dúvidas que continuamos sendo o país do futebol. Quando for ao estádio torcer pelo seu time do coração lembre-se da incrível história desse esporte. Adorei nosso papo hoje, um grande abraço e até a próxima!! Bjokas!