Literatura grega
Olá, meus amores! Tudo bem? Bom, nosso papo cult de hoje será sobre a literatura grega. Vocês já ouviram falar? A Grécia fez importantes contribuições no campo da arte, filosofia e também da Literatura.
Bom, chama-se literatura grega o conjunto de escritos produzidos na área de influência da cultura grega, muito embora alguns não tenham sido escritos em nenhum dos dialetos gregos. A Grécia tem uma rica e notável tradição literária com mais de 2800 anos de existência e com influências em várias épocas e culturas. A época clássica da sua literatura é a mais comumente lembrada. Teve início em 800 a.C. e estendeu sua influência até o início de período bizantino, a partir dali, o cristianismo influenciou um novo desenvolvimento dos escritos gregos. Muitos dos elementos da velha tradição estão refletidos na literatura grega moderna, inclusive nas obras de dois ganhadores do Nobel: Odysseus Elytis e Giórgos Seféris.
As obras literárias gregas influenciam o mundo inteiro até hoje e seus vários representantes são conhecidos e estudados. Na epopéia temos, como representante Homero e Hesíodo; na poesia, Pindaro e Safo; na oratória, Demóstenes, na fábula, Esopo e na historiografia, Heródoto.
O autor que eu mais me identifico é Homero e quando falamos dele lembramos em seguida das obras Ilíada (narra a Guerra de Tróia) e Odisséia (conta as aventuras de Ulisses ao voltar para casa após o fim da Guerra de Tróia). No entanto, a existência de Homero não é comprovada. Esse mistério gerou uma polêmica denominada “Questão Homérica” que aborda várias dúvidas a respeito da existência do autor e também das obras atribuídas a ele. Mas, isso é assunto para outra conversa... Por hoje é só! Bjs!