Grécia
Ao falar de ângulos, não dá pra deixar de falar em Grécia. Na verdade, ao falar do pensamento filosófico, psicológico, científico, moral e, sobretudo, matemático, os gregos foram fundamentais para a civilização ocidental. Com Platão, Sócrates, Pitágoras e diversos vultos tão famosos entre seus habitantes, os gregos desde cedo começavam a questionar a realidade que lhes cercava como a natureza e a própria índole humana.
René Descartes, grego notável no pensamento moderno, revolucionou o pensamento filosófico e matemático. Na filosofia, Descartes implementou um discurso muito utilizado nas universidades, que é o chamado método cartesiano. Já ouviu falar? É um método muito importante para a ciência, aonde tudo aquilo que é posto como real deve ser questionado até se descobrir algo sobre aquele fato que não pode ser discordado.
Quer ver um exemplo? Se você ouve alguém falar que todo professor ganha mal, alguém que utiliza o método cartesiano de pensamento irá questionar o porquê de tal afirmação. Perguntará se há pesquisas que comprovem o que foi dito, perguntará se todos os casos foram analisados e até mesmo se aqueles que foram analisados trabalhavam em diferentes lugares. Somente através da indagação, segundo Descartes, é que uma verdade poderia ser avaliada: e, neste caso, poder dizer se todo professor ganha mal ou não.
Há também uma produção muito famosa de Descartes para a matemática, chamada de Plano Cartesiano. Em termos gerais, ele conseguiu fazer a união entre a álgebra (linguagem utilizada para descrever padrões) e a geometria (estudo das formas). Assim, você pode mensurar uma forma através da distância entre dois pontos diferentes, chamados de abscissas e coordenadas.
A lógica de Descartes era, inclusive, uma consequência deste avanço, aonde seus questionamentos e sua base filosófica possibilitaram o desenvolvimento do chamado antropocentrismo. Essa teoria é baseada sobre o pensamento no qual o homem é sempre o centro do universo, cabendo a ele se descobrir e se preocupar com suas principais questões.
A Grécia é, sem dúvidas, um dos países berços do pensamento ocidental! Valeu, galera! Até a próxima!