Promoções!?!?

No título desse bate-papo eu coloquei pontos de interrogação e não só de exclamação. Não foi um erro. Foi de propósito. Você entendeu o porquê?
 
O normal seria ter somente pontos de exclamação. Afinal, quem não gosta de uma promoção? Quem não prefere comprar seus produtos favoritos por um preço menor, não é mesmo? Maaaaasssss... Você precisa ter cuidado, pois nem todas as promoções são vantajosas, por mais absurdo que isso possa ser. Algumas vezes, os lojistas fazem promoções, dando descontos para pagamento à vista. Galera, isso não existe! Não existe mesmo!
 
O “desconto” para pagamento à vista na verdade é uma forma de esconder os juros cobrados para pagamento a prazo. Para entender isso, duas questões são fundamentais: 1) Considere que o preço à vista é sempre o preço real e o prazo é sempre acrescido de juros, quando houver diferença entre eles; 2) Saiba calcular pelo menos juros simples, para descobrir o quanto você estará pagando a mais de juros.
 
Um exemplo bem “brasileiro” de falsos descontos é BlackFriday nacional, apelidada também de Black Fraude... rsrsrs... Esse movimento começou há cerca de dois anos, copiado de um evento nos EUA. Lá após o Dia de Ação de Graças, quarta quinta-feira de Novembro, as lojas fazem megapromoções, dia apelidado de BlackFriday. Nos últimos anos, com o dólar baixo, a facilidade de viajar e os preços bizarramente altos por aqui, muitos brasileiros passaram a viajar nessa data para fazer compras. As lojas aqui identificaram esse movimento e criaram a Black Friday brasileira. Maaaaassss... Aqui o movimento foi diferente. Muitas promoções eram mentirosas, a “metade do dobro”, isto é, um produto custa X em um dia, na semana seguinte a loja faz uma grande promoção: anuncia que esse produto custa 2X, mas que naquele dia está fazendo ele com 50% de desconto, ou seja, X. Captou a safadeza?! Por essa e outras, que você deve estar sempre ligado quando ver a palavra promoção! 
 
Matemática e Empreendedorismo andam sempre juntos. A primeira te ajuda a calcular e facilita na hora de decidir; o segundo te move para ter iniciativa e disciplina para começar e seguir em frente.
 
Aprenda Matemática. Seja empreendedor. #ficaadica
 
Até mais!!!
 

Saiba mais

A história do McDonald’s

Para que serve? A importância da descrição dos produtos

 
Ana “Aninha” Kreintino

Sabe o que eu acho mais comum entre meus amigos adolescentes? Eles não sabem o que querem da vida. Estão perdidos. Por exemplo, meus dois irmãos mais velhos, Alex e Aílton, de 17 e 18 anos, e que ainda nem sabem qual carreira seguir. Pode até aparecer papo de “velho”, de mãe e pai. E é mesmo, né? Mas eu não sou “velha” não, hein! A diferença é que eu sei bem o que eu quero. E não é pouco. Não é exatamente ser rica, ou famosa. Tem a ver com um orgulho pessoal, algo dentro de mim. Quero fazer a diferença. Adoro Empreendedorismo. Aos 8 anos, aprendi a fazer brigadeiro e passei a comercializar na vizinhança e na escola. Mas fiz isso porque vi a oportunidade. Não gosto de cozinhar. Minha parada é tecnologia. Meu sonho é criar um aplicativo inovador e viver dele, de preferência em Cingapura. Vou postar, nesse cantinho do Galera Cult, um monte de coisas sobre inovação, ideias de hoje e do passado que mudaram a nossa história.