Matemática, sua linda!

É impressionante, galera, como essa ciência me surpreende. Cada dia mais e mais e mais! Por quê? Porque simplesmente a matemática acontece onde menos imaginamos. Quer um exemplo?

Cara, observa um livro. Já percebeu que muitos livros têm as mesmas dimensões? E você sabe por quê? Porque as dimensões do livro que dão uma impressão estética agradável. Tipo, você acha bonito e fofo um livro não é? Justamente porque as dimensões escolhidas para a confecção são matematicamente calculadas para seus olhos se sentirem confortados? Não acredita? Então, vem pro meu mundo!

Há muito tempo atrás o homem já tinha percebido uma proporção matemática entre as dimensões de um retângulo conhecido como proporção áurea. Se liga nesta proporção:

 

 

Repare que a razão entre o lado maior e o lado menor é igual a razão do lado menor e a diferença do lado maior e o lado menor.

Resolvendo essa equação encontramos que a razão entre os lados maior e menor é:

 

 

Esse número é chamado número de ouro ou número áureo. Cara esse número aparece em vários lugares e no nosso dia a dia em nem percebemos. Mas o mais sinistro: nós o sentimos.

Olha só que sinistro. Já percebeu que a maioria dos cartões de crédito segue em um mesmo tamanho? Pois é. A dimensão padrão de um cartão de crédito é de 85.60mm x 53.60mm. Cara, a razão destas duas dimensões é aproximadamente 1,6 (tipo, hã!!!). Irado né!

Cara, voltando ao livro. Acabei de ler o “Inferno” do Dan Brown (Aliás, Irado!) e, tipo, medi o comprimento (25cm) e a largura (15,5cm) dele. A razão entre as duas dimensões é de, aproximadamente 1,61.

E o mais bolado de tudo galera. Sabe o logo da Apple? A maçã? Lembra? Pois é. Vários retângulos áureos são facilmente encontrados na criação da logo do Mr. Steve Jobs! Veja:

 

 

Nas artes, Leonardo Da Vinci (o cara!) inseriu nas suas principais obras vários retângulos e proporções áureas. Abaixo seguem duas obras de Da Vinci: A Monalisa e o Homem Vitruviano:

 

                        

 

   

 

Na natureza, inúmeros exemplos aparecem e a gente nem se dá conta, como a formação da concha do Nautilus, um animal marinho que vive nela.

 

 

Figura 3 - NAUTILUS MARINHO​

 

Alguns exemplos envolvendo o número áureo:

 

·      Semente de girassol;

·      Folhas das árvores;

·      População de abelhas;

·      A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão;

·      A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça;

·      A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax;

·      A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo;

·      O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta;

·      A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta.

                 

Galera, selecionei alguns sites e vídeos tops para você mergulhar ainda mais fundo no mundo do número áureo. Se liga:

Os logotipos das grandes empresas e a matemática: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/09/a-matematica-por-tras-dos-logotipos-de-grandes-empresas.html?m=1

A matemática e a Apple: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/07/proporcao-aurea-sequencia-de-fibonacci.html

Arte e Matemática: https://www.youtube.com/watch?v=Eo0gxSx34VI

A natureza e o número: https://vimeo.com/9953368

E aí galera curtiu? Então, vem pro meu mundoooooooooo!

 

Saiba mais

Euclides do Museu de Alexandria e a história da matemática

A matemática explica qual a melhor forma de embaralhar as cartas

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk