Por que estudar polinômios?

Fala, galerinha mais linda desse mundo! Tudo suave? Então, tenho certeza que você já se perguntou o porquê de estudar os polinômios, não é verdade?! Afinal de contas, como utilizar esses conceitos de álgebra no nosso cotidiano? Parece que nunca vamos utilizar isso, né?!

Mesmo que muitos de nós não percebamos, diversas profissões estão usando polinômios em seu dia a dia. Os mais óbvios, naturalmente, são os matemáticos, mas eles podem também ser usados em campos que vão desde construção à meteorologia. Mesmo que os polinômios ofereçam uma informação limitada, eles podem ser usados com análises mais sofisticadas para colher mais dados.

 O que é um polinômio? Polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes e variáveis. Os coeficientes multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a diversas potências por expoentes integrais não negativos. Como resolver um polinômio? Essas equações são resolvidas encontrando a variável.

Polinômios vêm em diversas formas, algumas das quais devem ser resolvidas de forma específica. Fatorações, equações racionais e extrações de raiz podem resolver estas nas quatro graus mais baixos. Por exemplo, equações de segundo grau (de forma f(x) = ax2 + bx + c) podem ser resolvidas pela equação quadrática (ax2 + bx + c = 0). Equações de terceiro grau são resolvidas pela equação cúbica, e equações de quarto grau pela equação quártica.

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk