Os bits e o sistema binário

O sistema binário utiliza somente dois algarismos, o 0 (zero) e o 1 (um) e aparece muito na Informática, que utiliza a lógica booliana que poderíamos resumir em um processo de verdadeiro ou falso, sim ou não, 1 ou 0. Fazendo valer o 1 e o 0 foi possível desenvolver a linguagem computacional e desenvolver vários programas.

O famoso bit (binary digit) é um dígito binário, 0 ou 1. E um byte (binary term) é uma sequência de oito bits, como por exemplo, 00110001. Por isso, a capacidade de memória de um computador é especificada em bytes, pois significa quantos códigos diferentes ele consegue armazenar.

Parece complicado, não é mesmo? Por isso utilizamos o sistema decimal, ele facilita bastante as contagens.

Alberto “Beto” Thomas

Desde pequeno, meus pais diziam: esse menino vai ser cientista. Por quê? Sempre fui nerd aficionado por todo tipo de ciência. Meu tio Isaque, professor de Ciências, sempre foi o incentivador principal. Fazíamos programas que giravam em torno de curiosidades, pesquisas e ciências em geral. Em casa, criávamos hipóteses e montávamos experiências caseiras. Também compartilhamos o mesmo pecado, junk food, e o mesmo vício, seriados e filmes de ficção científica. Com meu talento nato potencializado pelo help do meu tio, precocemente me destaquei nas mais diversas feiras e concursos científicos. Hoje curso Física em uma universidade de prestígio. Entretanto, o que gosto mesmo é de “trabalhar” em meu laboratório amador construído na garagem de casa, realizar pesquisas e publicar vídeos na internet, onde explico os “porquês” dos mais diferentes acontecimentos do cotidiano. Aqui, no Galera Cult, vou tentar despertar em vocês o prazer pela Ciência no cotidiano, apresentando os mais interessantes e importantes “porquês”.