A praia e seus perigos

Felizmente meus amigos, podemos considerar que a estação mais desejada do ano está chegando: o verão. A maioria da população aproveita para curtir uma praia. Que beleza! Entretanto, devemos estar sempre muito atentos a algumas doenças que aparecem.  É importante destacar que uma enfermidade comum é a micose, já que o calor e a umidade deixam o ambiente propício para a instalação e reprodução dos fungos. Algumas pessoas chamam de pano branco por causar manchas brancas na pele.  Podemos ,de uma maneira simples, nos prevenir: não ficar muito tempo em contato direto com a areia (sentado ou deitado) e nem com roupas molhadas no corpo, além de não compartilhar roupas e/ou toalhas. Quero alertar aqueles que alugam cadeiras na praia, pois devem cobri-la com uma toalha, como também o banho em águas poluídas, que deixam o corpo mais suscetível a essa e outras doenças como a amebíase (infecção causada por protozoária que atinge o intestino). Não devemos levar animais para a praia, em especial cães, que ao deixarem suas fezes permitem a presença de parasitas e as larvas penetram na pele humana, podendo causar a doença conhecida como bicho geográfico (Migrans cutânea).
 
Não posso deixar de falar sobre o Sol, o qual pode causar sérios danos à saúde, desde queimaduras de primeiro grau até câncer de pele. Então, fica ligado! Não esqueça de passar filtros solares mais de uma vez por dia e ficar exposto ao Sol moderadamente. É necessário também falarmos sobre o agravamento da acne nessa época do ano, pois no verão há um aumento da oleosidade da pele, tendendo ao aparecimento de mais casos. Vou te explicar... Após termos contato com Sol, pode até ter uma aparência de melhora, devido ao seu ressecamento, porém ocorrerá uma compensação, ou seja, a glândula sebácea produzirá ainda mais sebo, ocorrendo o que chamamos de feedback negativo, piorando a acne. Por isso, mais uma vez comprovo que é de extrema importância o uso de bloqueadores solares. Caso haja dúvida, procure um(a) dermatologista.
 
Por hoje é só pessoal! Não se esqueçam dessas dicas e lembrem que com praia se brinca, mas com responsabilidade! Abração!
 

Saiba mais

Uma forma de diálogo: o beijo

Se liga na alimentação, minha gente, porque a chapa tá quente!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?