Ácaro doméstico: nosso inimigo invisível
Os ácaros domésticos são animais que não podem ser vistos a olho nu e pertencem a mesma classe das aranhas e dos carrapatos, ou seja, fazem parte da classe dos aracnídeos. Devido à sua pequena estatura, esses animais proliferam e se instalam em diversos locais, em especial, nossas residências. Além disso, gostam de ficar em locais úmidos e quentes (temperatura acima de 20 graus Celsius), mas não posso me esquecer de citar que, como qualquer ser vivo, eles possuem a preferência de locais onde há alimento... Que coincidência... Nas nossas casas, eles se alimentam de queratina, isto é, da descamação da pele humana. Então, locais como: sofás, travesseiros, edredons e filtros de ar condicionado são alvos que nossos inimigos adoram. Sabia dessa?!
O perigo desse aracnídeo é que ele deixa, muitas vezes, suas fezes e carapaças nos travesseiros, por exemplo, e essas estão ricas em bactérias. É importante ressaltar que os ácaros se encontram na poeira e podem ser facilmente inalados. Assim, são responsáveis pelo aparecimento de doenças alérgicas como: rinite, dermatite e asma.
Dessa forma, o tratamento contra esse terrível inimigo do dia a dia começa pela sua prevenção. Devemos ficar atentos, lembrando de trocar semanalmente os lençóis, cobertores e fronhas, limpar mensalmente os filtros de ar condicionado, arejar o ambiente o máximo que puder para evitar a retenção da umidade, utilizar de preferência travesseiros de algodão, pois os de pluma possuem uma tendência maior à proliferação de ácaros, colocar edredons no sol,sempre lavar as patas de seu animal após voltar da rua com ele, dentre outros.
Pessoal, lembre-se que não conseguiremos erradicar totalmente os ácaros domésticos, mas sim combatê-los ao máximo!
Por hoje é só, fiquem na paz e abração!