Fique ligado na Rubéola!
Descobri que é uma doença causada por um vírus de RNA e é muito comum em crianças, mas também em adultos não vacinados ou que nunca tiveram. É muito importante destacar que a rubéola gera imunidade permanente, ou seja, a partir de células de memória, que ocorrem só uma vez na vida. Vou falar agora um pouquinho sobre a transmissão, sintomas, tratamento, prevenção e curiosidades, ok?!
• Transmissão:
O contágio se dá pelas vias aéreas, por contato direto com secreções nasais ou aspiração de gotículas de saliva. O período de incubação é de duas a três semanas, devido a isso, os sintomas demoram certo tempo para serem percebidos.
• Sintomas:
Amigos, os sintomas são semelhantes a um resfriado: dor de cabeça, dor ao engolir, dores nas articulações e nos músculos, pele seca, congestão nasal com espirro, febre ou inflamação nos olhos, sendo o sintoma principal as manchas avermelhadas pelo corpo.
• Tratamento:
Não há tratamento disponível para interromper a infecção da rubéola. Porém, são indicados antitérmicos e analgésicos que diminuem as dores de cabeça e do corpo, além de também baixar a febre. Recomenda-se, no entanto, ao paciente, repouso durante o período da doença.
• Prevenção:
A vacinação é muito importante, indicada quando a criança tiver 1 ano e 3 meses de vida e para todos os adultos que ainda não tiveram a doença. A vacina é composta pelo vírus atenuado e pode ser produzida associada com sarampo e/ou caxumba, vacina conhecida como tríplice viral(MMR). Além disso, prefira locais mais arejados, isso dificultará o contágio da doença. É importante destacar que a criança que nasce portadora do vírus da rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser isoladas de outras crianças e de gestantes que ainda não tiveram a doença.
As curiosidades relacionadas a esse assunto são voltadas para as gestantes, pois como vocês já devem ter imaginado, o vírus pode ser transmitido para o feto, podendo causar complicações como: aborto, parto prematuro, problemas visuais (catarata e glaucoma), surdez, cardiopatia congênita, microcefalia, dentre outras.
Não se esqueçam, em caso de suspeita de rubéola procure um médico! Fiquem ligados! Por hoje é só galera! Saúde em primeiro lugar!