Memorizando...

Alô, alô... Gostei de ver, me prometeram uma visita e não esqueceram, devem estar com a memória boa. rsrsrs Falando nela, hoje iremos aprender exatamente como ela é, e como funciona a memória dos indivíduos. Estão preparados? Então, vamos nessa ...

A memória é algo que utilizamos muito em nosso dia a dia, desde saber uma data de aniversário, até andar de bicicleta. Ela é a capacidade de retenção e recuperação de informações adquiridas a partir de experiências anteriores, quando necessário. Sua função também ajuda ao seu cérebro a criar novas ideias para solucionar problemas diários, mas, infelizmente, com o avançar da idade, nossa capacidade de captar e acumular informações diminui, porque exige grande esforço mental.

Temos dois tipos de memória de longo prazo: a explícita (declarativa) e implícita (não declarativa). A primeira está relacionada com a retenção de fatos, eventos e conceitos ficando acumuladas no lobo temporal medial e diencéfalo e esta pode ser evocada de maneira oral. Já a segunda consiste em nossas habilidades e hábitos como, por exemplo, cortar cenoura rapidamente sem se machucar. Esse tipo de memória atinge o inconsciente e várias regiões do cérebro, não podendo ser declarada verbalmente.

Além disso, amemória de curta duração é aquela dita operacional, ou seja, seu armazenamento é temporário eé utilizada para o raciocínio imediato e resolução de problemas, podendo ser esquecida facilmente. A maneira mais aconselhável para uma boa memorização é a partir da repetição e/ou associação, mesmo sabendo que nosso cérebro define o que é de curta ou longa duração durante o sono. Vale lembrar que alcoolismo, tumores cerebrais, encefalite e uso de drogas ilícitas favorecem a perda total ou parcial da memória.

Por hoje é só galera! Lembrem-se sempre de trabalhar sua memória a partir de leituras, jogos e até mesmo recordar fatos passados. Boas noites de sono e uma boa dieta são essenciais para a retenção de informação. Qualquer dúvida procure um profissional da área e saúde. Abração!

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?