Alga: a base de quase tudo

Alô, Galera Cult! O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, além de sua incrível biodiversidade ela também é fundamental para a regulação climática. Acredito que já deva ter ouvido falar que a floresta é o pulmão do mundo, ou seja, a que ajuda o nosso planeta a respirar e seria a maior fornecedora de oxigênio para a nossa atmosfera. Bem, não é assim...

As algas que vivem nos oceanos são as maiores fornecedoras do oxigênio para o nosso planeta. Então, dentro do contexto que falamos acima, o correto é afirmar que as algas são o pulmão do mundo. Que legal, não acham? Você pode até pensar: mas como esses organismos tão pequeninos podem produzir mais oxigênio que as grandes árvores?  É que como elas realmente são muito pequeninas em sua maioria (existem algas que podem ter até 30 metros de comprimento, como o sargassum) podemos encontrar uma grande quantidade em um pequeno espaço. Também devemos lembrar que 70% da superfície do planeta terra é coberta com água. Portanto, existe uma quantidade muito grande de algas em um espaço também muito grande. Resultado disso? Muitas trocas gasosas e oxigênio na atmosfera. Vejam só o que achei sobre a contribuição de oxigênio na atmosfera.

Origem - Árvores (total) % de O2Produzido= 45%

Bosques e florestas % Produzida - 24,9%
Estepes, campos e pastos % Produzida - 9,1%
Áreas cultivadas % Produzida - 8,0%
Regiões desérticas % Produzida - 3,0%

Origem - Algas (total) % de O2Produzido= 55%
Algas marinhas % Produzida - 54,7%
Algas de água doce % Produzida - 0,3%

Fonte: http://www.ibflorestas.org.br/25-sustentabilidade/noticias/251-qual-a-contribuicao-das-arvores-e-algas-para-producao-de-o2.html

 

Além do oxigênio que vai para a atmosfera uma parcela fica dissolvida na água, que é fundamental para os organismos que nela vivem, como os peixes, os moluscos, os crustáceos, entre outros. Por isso, em um aquário devemos sempre ter uma bomba de ar ligada dentro da água. Essa bomba acaba por levar o oxigênio que está disponível na atmosfera para a água dentro do aquário. Dessa forma, os peixes conseguem obter o oxigênio necessário a sua sobrevivência.

Portanto, toda a vida aquática depende das algas pois sem elas não haveria oxigênio disponível... Olhem a entrevista que encontrei que mostra outras questões importantes sobre as algas:

“Segundo o cientista, professor Pio Colepicolo Neto, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) já se sabe que as algas marinhas desempenham uma função fundamental no ambiente: elas respondem por cerca da metade do oxigênio liberado na atmosfera; delas saem o dimetil sulfeto, principal gás responsável pela formação de nuvens; são biorremediadoras de águas poluídas; e podem ser utilizadas como um biomarcador de poluição. Colepicolo também mostrou que as algas podem ser fornecedoras de compostos únicos e extremamente complexos. “Essas moléculas encontram vasta aplicação na indústria farmacêutica ao servir de base para a fabricação de antiinflamatórios, antifúngicos, antivirais, bactericidas, antioxidantes e mais uma enorme gama de produtos que podem ser desenvolvidos de forma inovadora, estratégica e economicamente importante para o Brasil”, destacou.

As aplicações dessas substâncias vão além da medicina. Na agricultura, por exemplo, antifúngicos extraídos de macroalgas podem ser aplicados sobre frutas como mamão, morango e figo e, com isso, pode-se aumentar o tempo de vida útil da fruta na prateleira de três a quatro semanas. “Podemos ganhar até um mês de viabilidade em produtos agrícolas que são exportados”, disse o professor da USP, ressaltando a importância econômica de aplicações como essa.”

Fonte: http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/60994/importancia-algas-marinhas/

 

Ah, quase ia esquecer... Além disso tudo, as algas são a base da cadeia alimentar, como são seres autotróficos – chamados de produtores – acabam por servirem de alimento para outros seres vivos – consumidores primários – possibilitando a existência de toda uma teia alimentar. Que organismo fantástico não é verdade? Por isso, é fundamental mantermos o equilíbrio ecológico e proteger nossos oceanos. Afinal, dependemos deles para vivermos!!!

 

Saiba mais

Revolução verde?

Ameaça aos biomas brasileiros

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis