Esverdeando o ambiente
Saudações meus amigos da Galera Cult! Vou começar a nossa conversa de hoje fazendo duas perguntas. Você já passeou por um bosque, floresta ou uma área verde? Conseguiu perceber alguma diferença do passear por uma área sem vegetação?
Eu já... E o que percebi foi uma mudança significativa na temperatura do ambiente, a sombra feita pela vegetação o deixou mais fresco e com menos calor. Além disso, o ar também estava diferente com mais umidade. Isso tudo é proporcionado pela vegetação que faz sobra reduzindo o calor e a sua evapotranspiração (saída de água pelas folhas das plantinhas), deixa o ambiente com mais umidade. É claro que não podemos esquecer que os vegetais captam o gás carbônico do ambiente (CO2), ajudando na redução do efeito estufa e na regulação climática do planeta.
Com tantos benefícios proporcionados, muita gente já tem utilizado a vegetação como parte do telhado, os chamados telhados verdes. É uma ideia simples e utilizada há muito tempo, funciona da seguinte forma: em cima do telhado, colocam-se algumas espécies vegetais de pequeno porte (em geral aquelas que crescem pouco, como a grama ou outra vegetação rasteira – como as briófitas, pteridófitas e algumas angiospermas) sob uma camada de solo. Ainda é possível usar espécies comestíveis e fazer uma pequena horta. As plantinhas crescem e formam uma camada que diminuem a incidência da luz sobre o ambiente. Assim, o telhado forma uma proteção e reduz o calor.
Com menos calor, o uso de energia do ambiente é menor, e não é preciso usar os ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Mas ainda é possível fazer um projeto melhor de construção de uma casa, apartamento ou qualquer outro ambiente quando além do telhado verde também se usa os princípios da arquitetura verde. Com espaços abertos para a entrada de luz e circulação do ar, aliado a uso de materiais reciclados e/ou reutilizados e com pouca produção de resíduos.
Tem muita coisa legal para se fazer. Olhem só que interessante que achei nas ondas da internet:
Está disponível no site http://www.ecoeficientes.com.br/arquitetura-sustentavel-residencia-casa/ Lá vocês ainda podem ver um outro projeto bacana, o de captação de água. Vejam só...
Mas mesmo que sua casa não tenha sido construída dessa forma, existe algumas modificações que você pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental. Como por exemplo: colocar calhas no telhado e captar a água da chuva (em baldes ou outro recipiente); ampliar as janelas para melhorar a entrada de luz e circulação do ar; pintar as telhas da sua casa de branco ajudam a refletir a luz e diminuir o calor; e até mesmo a instalação do telhado verde pode ainda ser feita, com uso de manta impermeabilizante na laje e vasos de planta.
Que tal hein... Já pensou colher um manjericão para por na pizza no telhado de sua casa? Até a próxima!!!