Luz no fim do túnel
Saudações meus amigos da Galera Cult! Você já se imaginou vivendo sem as lâmpadas? Pois é, esse pequeno objeto faz uma grande diferença em nosso dia a dia. Em 1879, Thomas Alva Edison inventou a chamada lâmpada incandescente (ou seja, a que aquece e emite luz), conhecido por nós como aquele modelo antigo, com um filamento no meio, e que não é mais fabricado.
O modelo mais sustentável que temos hoje são as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), pois elas consomem muito menos energia para iluminar da mesma forma que as outras, além de ter uma vida útil (tempo de uso) muito maior. Por outro lado, elas são mais caras que os outros modelos.
Mas se você conversar com o Teko e a Matmad vai ver que economicamente elas são mais em conta. Veja só o que achei sobre as lâmpadas:
- As lâmpadas fluorescentes consomem cerca de 25% da energia utilizada nas lâmpadas incandescentes;
- As lâmpadas LED consomem apenas 20% ou menos da energia utilizada nas lâmpadas incandescentes.
Dessa forma, para ter a mesma taxa de iluminação (chamada de Lúmens) no ambiente que usa uma lâmpada incandescente de 60 watts (o que equivale a 60 velas acessas ao mesmo tempo) podemos utilizar uma fluorescente de 15 w ou uma LED de 12 w. Fantástico não?
Ah, existe aplicativos para celular que medem a taxa de iluminação (Lúmen) do ambiente. Eu, por exemplo, vi no AndroSensor que baixei para o meu celular. Dessa forma, você pode até ver se existe excesso de lâmpadas em um ambiente e diminuir o consumo de energia elétrica.
Temos que pensar que todo o consumo de energia elétrica está gerando algum tipo de impacto ambiental. Ok, ok... Sabemos que a matriz energética do Brasil é em grande parte renovável (vinda das hidrelétricas), mas também usamos termoelétricas (movidas a óleo diesel ou carvão) e nuclear. Portanto, consumir menos energia significa impactar menos o ambiente. Por isso, é tão importante termos consciência do consumo da energia e adotar práticas mais sustentáveis, como uso das lâmpadas que usam menos energia. Ah, é claro que abrir as portas e janelas para deixar a luz do sol entrar é a nossa melhor opção!!!
Hoje lanço o seguinte desafio, faça como os nossos amigos da matemática Teko e Matmad e veja a relação de custo e benefício das lâmpadas em sua casa. Use o seguinte exemplo: A lâmpada de 60 Watts (incandescente) ligada 10 horas por dia ao longo de 30 dias, com o Kwh (kilo watt hora)igual a R$ 0,50 teria o custo mensal R$ 9,00. A conta seria da seguinte forma (60 x 10 x 30 / 1000) x 0,50
Agora refaça o cálculo usando as lâmpadas LED, qual seria diferença da conta de luz? Em quanto tempo poderia reaver o investimento da troca das lâmpadas? Quanto de energia sua família deixaria de consumir por mês?