Responsabilidade Socioambiental Corporativa e a Sustentabilidade

Olá, Galera Cult! Vocês já repararam que algumas empresas vêm se dedicando aos aspectos ambientais e sociais, além de sua atividade fim (aquela que ela faz para gerar lucro), com bastante intensidade? Essa atitude chama-se Responsabilidade Socioambiental Corporativa, que nada mais é do que o entendimento que algumas empresas têm que devem se dedicar a melhoria da qualidade ambiental e de vida da nossa sociedade. Por isso elas investem em diferentes projetos como: o replantio de áreas degradadas; proteção de remanescentes dos biomas; criação de áreas protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN); adoção de espécies vulneráveis ou com riscos à extinção, como as tartarugas; entre outros.

Evidentemente que parte dessas ações são utilizadas como propaganda pelas empresas, o que as torna mais bem vistas pela sociedade (mercado consumidor) e contribui nas suas receitas financeiras. Vejam só como as empresas podem se organizar para tratar da questão:

“Com o objetivo de orientar profissionais de diferentes departamentos a aplicarem a sustentabilidade no dia a dia das organizações, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desenvolveu um conjunto de guias de sustentabilidade para empresas – “Como Inserir a Sustentabilidade em seus Processos”, que faz parte de um acervo de cerca de 70 publicações já lançadas pela organização. Inspirados em cases de boas práticas e experiências de sucesso em empresas líderes no país, foram lançados dois novos volumes da série, dessa vez com foco em Inovação e Marketing. [...]

O Guia de Sustentabilidade para Empresas – Inovação tem o objetivo de apoiar os departamentos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e todas as áreas que pensam transformações em uma organização a desenvolverem seus projetos sustentáveis. Este Guia busca estimular a adoção de práticas que promovam o desenvolvimento sustentável, entendendo a interdependência da empresa com o mercado em que atua.

Já o Guia de Sustentabilidade para Empresas – Marketing apresenta formas de apoiar o departamento a se tornar mais sustentável, considerando sua característica de transversalidade e de canal de relacionamento com todos os públicos da corporação, em especial clientes e consumidores. Fundamental no processo de venda de produtos e serviços e no entendimento do cliente sobre o posicionamento da companhia na sociedade em que atua, o departamento é decisivo na adoção da sustentabilidade como diretriz estratégica de uma corporação de forma orgânica.

Em um momento em que consumidores estão passando a decidir a compra de forma mais engajada, considerando parâmetros de sustentabilidade e criando identificação com marcas posicionadas com o desenvolvimento sustentável, o marketing deixa definitivamente para trás seu papel de divulgador para protagonizar o debate, promovendo iniciativas e práticas junto a cada departamento da organização com seus públicos externos.

Nesse cenário, o princípio do desenvolvimento sustentável passa a nortear cada ação desenvolvida pela área. Logo, precisam ser revistas as ferramentas comerciais, os materiais usados nas campanhas, eventos, estratégias de endomarketing, formatos e canais de comunicação. Os produtos devem ser reavaliados sob o prisma da sustentabilidade e os preços rediscutidos. Além disso, o ciclo de vida do produto se torna prioridade. As embalagens passam a ser parte integrante do produto, e não somente onde é acondicionado para a venda, tornando-se plataformas de relacionamento da companhia, desde o formato e materiais que as compõem, até pela transparência de dados que informam ao consumidor.”

Fonte: http://cebds.org/noticias/cebds-lanca-guias-de-sustentabilidade/#.VkCcbUArLIU

Acredito que toda ação que ajude ao meio ambiente é bacana, por isso sempre deve ser feita... A Responsabilidade Socioambiental Corporativa deve ser algo que extrapole as normas e legislações que as empresas estão sujeitas, ou seja, devem ser ações adicionais que contribuem para a sustentabilidade. Mas o interessante é que esse movimento vem crescendo e muitas das ações que eram vistas como adicionais – como apenas um extra – passaram a ser incorporadas como prática obrigatória do setor produtivo.

Mas é claro que as empresas ainda podem melhorar bastante e nós somos partes desse processo pois como sociedade (e consumidores), podemos e devemos influenciar e escolher produtos (e empresas) mais sustentáveis. Além disso, também temos que fazer o nosso dever de casa, focando na sustentabilidade, como: reduzindo o consumo de energia e água; destinado os produtos já utilizados para a reciclagem; adotar a reutilização de materiais; adotar o consumo consciente, por exemplo.

Não podemos deixar ou acreditar que a sustentabilidade está nas mãos somente das empresas ou de qualquer outro grupo. Todos nós somos partes dessa engrenagem que possibilita à vida. E portanto, devemos assumir nosso papel de protagonista e agir!!!

 

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Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis