Somos todos energia

Saudações dessa turma energizada do Galera Cult!!! Estamos descobrindo um pouco sobre a energia e a sua aplicação no dia a dia. A energia pode ser entendida como algo (força) que possibilita a realização de uma atividade (uma transformação).Existem diferentes tipos de energia, como a contida nos alimentos; na queda d´água, como a cachoeira; nos ventos; nos combustíveis, como a gasolina e nos raios solares. Até mesmo nós somos pura energia... Afinal, utilizamos os alimentos (combustível) e o oxigênio (comburente) para produzir a energia para o nosso metabolismo (andar, correr, funcionamento dos órgãos e tudo mais).

Além disso, também utilizamos outras fontes de energia, como a energia elétrica, necessária para uma série de aparelhos eletrônicos usados em nosso dia a dia, como o videogame, TV, liquidificador, elevadores, câmeras entre outros. Mas vocês sabem de onde vem toda essa energia? Pois é... muita gente não sabe, mas a geração de energia elétrica no Brasil vem, em sua maioria, das usinas hidrelétricas. Estas são uma fonte de energia alternativa, pois não emitem gases poluentes durante o seu funcionamento e a água é uma fonte renovável, ou seja, ela é reciclada naturalmente na natureza. Estas são características que são contrárias as termoelétricas que usam óleo (petróleo) ou carvão mineral, como, combustíveis para a geração de energia e emitem gases poluentes. Por isso, são chamadas de fonte de energia convencional.

Vamos ver mais um pouco sobre as fontes de energia alternativas. O nosso país tem um grande potencial para as energias alternativas como a eólica (do vento), hidrelétrica (da água), biomassa (matéria orgânica, como resíduos da agricultura) e solar. Vejam só o mapa (figura 1) que descobri no site do Ministério de Minas e Energia

 

Figura 1: Mapa do Potencial de energia alternativa no Brasil.

 

                                                                       Fonte: Ministério de Minas e Energia, link

http://www.mme.gov.br/programas/proinfa/menu/programa/mapa_fontes_por_estado.html

 

O legal das fontes de energia alternativas é que elas geram menor impacto ambiental para o meio ambiente. Não podemos esquecer que o processo de construção e/ou instalação também acarreta alguns impactos ambientais. Por exemplo, para a construção da represa usada nas hidrelétricas ocorre a inundação de uma grande área, o que causa perda da biodiversidade (vários animais, plantas, fungos, bactérias e outros seres vivos morrem ou são deslocados para outros locais) e pode levar a desalojar algumas comunidades (como uma vila de ribeirinhos) que ficam na área afetada.

Toda a energia produzida é distribuída em nosso país por linhas de transmissão que chegam as nossas casas, as indústrias e ao comércio, por exemplo. Vejam o quanto cada setor da sociedade consume de energia na figura 2.

 

Figura 2:Uso de energia no Brasil.

 

Fonte: https://ben.epe.gov.br/downloads/Resultados_Pre_BEN_2012.pdf

 

Mas um outro ponto que devemos observar é o seguinte, o quanto de energia consumimos no cotidiano e que poderíamos economizar? Por exemplo, tirar os aparelhos das tomadas quando estiverem fora de uso, apagar as luzes dos ambientes ao sair, utilizar transporte públicos, entre outros.

Ah, agora proponho o desafio!!! Junto com seus familiares, construa uma lista de como vocês podem economizar energia em sua casa. Para isso, pegue a conta de energia consumida (entregue pela companhia de luz da sua região) e veja quantos quilowatts são consumidas por mês. Após adotar as dicas feitas com sua família nos próximos meses, veja quanto de redução vocês conseguiram!!! Valeu! Até!

 

Saiba mais​

Arquitetura sustentável: o passado construindo o futuro

Regeneração incrível!

Paulo “Paulinho” Statera

Desde pequeno tive dificuldade de me enquadrar aos padrões; e não era só rebeldia. Ficava mais revoltado com aqueles que não faziam nenhum sentido. Esse comportamento gerou afastamento de meus pais e minha família em geral, com exceção do meu avô, Paulo, que também sempre foi um rebelde… hehehehe. Poucos reconhecem, mas os meus questionamentos não são vazios, são (e sempre foram) coerentes, pois percebo que as pessoas seguem e tomam decisões porque seguem modelos prontos ou porque pensam no curto prazo. Tudo mudou quando conheci um grupo que vive em uma Ecovila, o Gemeinde, que promove relações diferentes entre si e com o meio ambiente. Minha identificação com o grupo despertou meu interesse por Sustentabilidade e essa passou a ser a minha missão: disseminar outras formas de relacionamento entre os seres humanos e com a natureza. Siga-me no Galera Cult e fique sabendo mais sobre críticas a sociedade atual e sobre práticas sustentáveis