Somos todos energia
Saudações dessa turma energizada do Galera Cult!!! Estamos descobrindo um pouco sobre a energia e a sua aplicação no dia a dia. A energia pode ser entendida como algo (força) que possibilita a realização de uma atividade (uma transformação).Existem diferentes tipos de energia, como a contida nos alimentos; na queda d´água, como a cachoeira; nos ventos; nos combustíveis, como a gasolina e nos raios solares. Até mesmo nós somos pura energia... Afinal, utilizamos os alimentos (combustível) e o oxigênio (comburente) para produzir a energia para o nosso metabolismo (andar, correr, funcionamento dos órgãos e tudo mais).
Além disso, também utilizamos outras fontes de energia, como a energia elétrica, necessária para uma série de aparelhos eletrônicos usados em nosso dia a dia, como o videogame, TV, liquidificador, elevadores, câmeras entre outros. Mas vocês sabem de onde vem toda essa energia? Pois é... muita gente não sabe, mas a geração de energia elétrica no Brasil vem, em sua maioria, das usinas hidrelétricas. Estas são uma fonte de energia alternativa, pois não emitem gases poluentes durante o seu funcionamento e a água é uma fonte renovável, ou seja, ela é reciclada naturalmente na natureza. Estas são características que são contrárias as termoelétricas que usam óleo (petróleo) ou carvão mineral, como, combustíveis para a geração de energia e emitem gases poluentes. Por isso, são chamadas de fonte de energia convencional.
Vamos ver mais um pouco sobre as fontes de energia alternativas. O nosso país tem um grande potencial para as energias alternativas como a eólica (do vento), hidrelétrica (da água), biomassa (matéria orgânica, como resíduos da agricultura) e solar. Vejam só o mapa (figura 1) que descobri no site do Ministério de Minas e Energia
Figura 1: Mapa do Potencial de energia alternativa no Brasil.
Fonte: Ministério de Minas e Energia, link
http://www.mme.gov.br/programas/proinfa/menu/programa/mapa_fontes_por_estado.html
O legal das fontes de energia alternativas é que elas geram menor impacto ambiental para o meio ambiente. Não podemos esquecer que o processo de construção e/ou instalação também acarreta alguns impactos ambientais. Por exemplo, para a construção da represa usada nas hidrelétricas ocorre a inundação de uma grande área, o que causa perda da biodiversidade (vários animais, plantas, fungos, bactérias e outros seres vivos morrem ou são deslocados para outros locais) e pode levar a desalojar algumas comunidades (como uma vila de ribeirinhos) que ficam na área afetada.
Toda a energia produzida é distribuída em nosso país por linhas de transmissão que chegam as nossas casas, as indústrias e ao comércio, por exemplo. Vejam o quanto cada setor da sociedade consume de energia na figura 2.
Figura 2:Uso de energia no Brasil.
Fonte: https://ben.epe.gov.br/downloads/Resultados_Pre_BEN_2012.pdf
Mas um outro ponto que devemos observar é o seguinte, o quanto de energia consumimos no cotidiano e que poderíamos economizar? Por exemplo, tirar os aparelhos das tomadas quando estiverem fora de uso, apagar as luzes dos ambientes ao sair, utilizar transporte públicos, entre outros.
Ah, agora proponho o desafio!!! Junto com seus familiares, construa uma lista de como vocês podem economizar energia em sua casa. Para isso, pegue a conta de energia consumida (entregue pela companhia de luz da sua região) e veja quantos quilowatts são consumidas por mês. Após adotar as dicas feitas com sua família nos próximos meses, veja quanto de redução vocês conseguiram!!! Valeu! Até!