Arquitetura sustentável: o passado construindo o futuro
Saudações turma da Galera cult! Ontem Aninha, Nando e eu estávamos discutindo alternativas para a melhoria da qualidade de vida e começamos a investigar sobre edificações ambientalmente sustentáveis. Esse tipo de construção economiza o consumo de matéria-prima durante as obras (menos uso de ferragens, cimento, água, resíduos e energia) e também depois, quando está em funcionamento. Por exemplo, uma casa com boa ventilação dispensa o uso de ar-condicionado e ventiladores, reduzindo o consumo de energia elétrica. Da mesma forma, a utilização de água captada de chuva contribui na conservação dos aquíferos, pois gera menor pressão de consumo do lençol freático. Alguns materiais que podem ser usados em casa ou no escritório são:
· Luminárias em LED;
· Torneiras com sensores de presença;
· Descarga de vaso sanitário com fluxo duplo (normal e reduzido);
· Ventilação;
· Vidros com preparo térmico;
· Tintas com solventes a base de água;
· Madeira de reflorestamento e/ou reutilizadas;
· Plantas nativas.
Ficamos espantados ao saber que essa tecnologia verde não é recente. Alguns povos adotam esse tipo de moradia como meio de resistir e ocupar diferentes ambientes. Você com certeza já viu algum filme que algumas casas tinham plantas (como os musgos) no telhado, não? Pois é, uso de vegetação no telhado ajuda na eficiência térmica da casa, deixando a temperatura mais estável.
Vejam só achamos uma notícia bem legal... O minhocão (nome de uma rodovia em São Paulo) terá em alguns prédios jardins verticais. Isso mesmo!!! Tem um projeto que busca colocar vegetação na faixada nos prédios para melhorar um pouco a qualidade do ambiente. Confira a imagem abaixo.
Fonte: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,minhocao-tera-jardins-verticais-em-2015,1593404
Mas antes de tudo é fundamental ter um projeto de construção adequado. Hoje, já existem vários profissionais especializados em tecnologia verde que reduzem os impactos ambientais. Além disso, existem diferentes grupos fazendo pesquisa sobre os materiais e os tipos de tecnologia que podem ser empregadas. Em uma pesquisa sobre a importância da arquitetura sustentável na redução do impacto ambiental feito pela Rosana Solana da PUC-RS, foi visto que com as medidas proativas de projeto e planejamento de um empreendimento é possível:
· Economizar por ano mais de 6.961.700 litros de água potável;
· Reduzir o consumo de energia elétrica com ar condicionado, chuveiro e iluminação estimada em 10.000 kwh/mês;
· Melhorar a permeabilidade do terreno em relação à obrigação legal;
· Aumentar o conforto térmico pela utilização do telhado verde;
· Incrementar a biodiversidade local;
· Reaproveitar e/ou reduzir os resíduos sólidos da obra.
Seria bem interessante passar por prédios com a faixa da repleta de vegetação... Bom, mas em sua casa você também pode contribuir. Já pensou em fazer um sistema de coleta de água de chuva? Você poderia usar essa água em descargas, para limpar o quintal e o carro, regar o jardim e se tratar serve até para beber. Outra possibilidade é o uso de lâmpadas mais eficientes, as LED, que custam um pouco mais, porém consomem muito menos energia.
Vamos lá? Desafio lançado.... Faça ajustes sustentáveis em sua casa e descubra o quanto sua família pode economizar e ajudar o meio ambiente. Conto com vocês!!!!