Jogos de Azar no Brasil

Sabemos que cassinos são proibidos no Brasil, assim como muitas casas de bingos foram fechadas e proibidas de funcionar. Mas, quais são as regras no Brasil? A proibição dos jogos de azar foi estabelecida por força do Decreto-Lei nº 9.215 de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra sob o argumento de que o jogo é degradante para o ser humano. Existe uma teoria que defende ter sido influenciado o presidente por sua esposa, Carmela Teles Leite Dutra, motivada por questões religiosas. No entanto, não é todo e qualquer jogo que é proibido, mas somente o jogo em que deve preponderar a “sorte” para o ganho, e não a competência ou destreza do jogador.

No Brasil, os jogos são classificados em três categorias: autorizados, tolerados e proibidos.  Os jogos que trazem algum benefício direto, como a geração de mais renda para o Estado (ex.: Loteria) e/ou indireto, como o incentivo ao esporte (ex.: Turfe) são autorizados no Brasil. Por outro lado, são apenas tolerados pelo direito brasileiro, os jogos cujo resultado não depende somente da sorte, mas também da habilidade do jogador, tais como, o pôquer.

Já os jogos de azar (ex. roleta, jogo do bicho) são proibidos no Brasil. O jogo de bingo também passou a ser proibido em nosso país, além das apelidadas maquinas de caça-níqueis. Inclusive, dívidas de jogos de azar não podem ser cobradas judicialmente no Brasil. Somente as obrigações ou dívidas assumidas em jogo ou aposta autorizada no Brasil são exigíveis judicialmente.  Assim, cuidado ao escolher seu jogo... Por hoje é só, pessoal! Bjokas!

 

Saiba mais

Maus-tratos contra animais, seres vivos, porém mais vulneráveis

Civilização Romana e a Lei das XII Tábuas: reflexos atuais

Adriana “Drica” Destra

Minha história diz muito sobre minha personalidade. Fui adotada por uma família muito rica quando tinha dois anos. Só fiquei sabendo disso aos 10 e desde então alimentei questionamentos a respeito dos deveres e direitos das pessoas. Aos 12, eu já conhecia o ECA inteiro. Aos 15, já tinha feito um curso on-line de Introdução ao Direito. Aos 17, presenciei um mau uso do Direito por parte de um advogado que manipulou a lei em benefício próprio. Fiquei com raiva, mas não desisti. Hoje, faço Direito na melhor Universidade do país e sonho em pulverizar o conhecimento jurídico a fim de melhorar a educação no país e o relacionamento entre as pessoas. Como acredito na Educação e que, se quisermos fazer um bom trabalho devemos começar desde cedo, vou construir um trabalho aqui no Galera Cult sobre Noções de Direito. Espero que ajude a todos nós a formar uma sociedade mais fraterna e justa.