A Ética é fraca

Recentemente, a Polícia Federal fez uma operação e constatou a contaminação de carnes e derivados em alguns frigoríficos do país. A contaminação ocorreu a partir da mistura de pedaços de animais que deveriam ser descartados e outros “ingredientes” que não deveriam ser misturados a carne, inclusive papelão!

O mais impressionante é que os frigoríficos são associados a dois dos maiores fabricantes de carnes do Brasil e do mundo. Isso significa que eles não fizeram por necessidade não. Fizeram com o intuito de aumentar os seus lucros, pois ao misturar “ingredientes” mais “baratos” eles obtêm um lucro maior. Duas coisas me chamaram a atenção quando vi a matéria nos telejornais e me fizeram lembrar o estudo da Ética: responsabilidade e contrato. Eu sempre acreditei que: se você assume a responsabilidade sobre alguma coisa, não poderá culpar os outros, caso venha a fracassar.

Não sei se a situação (a mistura maligna) aconteceu a partir da ordem dos donos dos frigoríficos, mas isso não importa tanto, pois a responsabilidade é deles. Eles são os responsáveis principais e devem estar atentos ao que acontece em suas empresas.

E por que o contrato? É a parte da responsabilidade que afeta os outros. Quando você se responsabiliza em vender um produto, no caso carne, para milhões de pessoas, é como se assinasse um contrato de que entregará aquilo mesmo. Não cabeça de porco ou papelão misturado. O contrato exige uma alta responsabilidade, é verdade. Porém, por isso a recompensa, como o valor ganho é alto, para compensar o risco, a responsabilidade do contrato. Pagamos caro, logo, devemos exigir alta qualidade, devemos cobrar que o produto seja exatamente o que foi prometido.

Infelizmente, muitas vezes, especialmente em um país onde reponsabilidade, contrato e Ética não são tão valorizados (e exigidos), presenciamos esse tipo de escândalo.

#carneefraca #ripetica #eticafraca

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.