Gatos: quem paga a conta?
É impressionante como as pessoas gostam de levar vantagem! Minha mãe diz que na geração dela se chamava “Lei de Gérson”, “gosto sempre de levar vantagem em tudo” é o que dizia a propaganda. Uma coisa que aprendi estudando sobre Ética é que não há uma ação nossa que não afete os outros, nenhuma! Por isso, devemos ser muito responsáveis com nossas escolhas, já dizia meu amigo e pedagogo, Fred.
Veja o caso dos “gatos” – ainda não descobri porque levam esse nome. As pessoas fazem ligações clandestinas, de luz, de água, tv a cabo e outros recursos. Se acham espertas, pois não pagam pelo serviço. Você já parou para pensar se alguém paga essa conta? Essa conta que o “espertinho” não paga? Muitos acham que é a empresa fornecedora. Não mesmo. A empresa nunca fica no prejuízo. Precisa pagar suas contas e cumprir seu papel junto a investidores. O que elas fazem? Repassam o custo para os demais clientes. Isso significa que além do seu consumo, você também está pagando dos outros “espertinhos” que consomem e não pagam.
Você acha isso certo?
Outro dia, vi uma reportagem que trazia os números desse “prejuízo”. Em uma pesquisa realizada em Santarém, por exemplo, constatou-se que a perdas de energia devido a gatos chega a 40%. Que número bizarro! Se na sua cidade, o resultado for o mesmo, de R$ 100 pagos na conta de luz R$ 40 não foram consumidos por sua família. É ou não é revoltante?!