Gatos: quem paga a conta?

É impressionante como as pessoas gostam de levar vantagem! Minha mãe diz que na geração dela se chamava “Lei de Gérson”, “gosto sempre de levar vantagem em tudo” é o que dizia a propaganda. Uma coisa que aprendi estudando sobre Ética é que não há uma ação nossa que não afete os outros, nenhuma! Por isso, devemos ser muito responsáveis com nossas escolhas, já dizia meu amigo e pedagogo, Fred.

Veja o caso dos “gatos” – ainda não descobri porque levam esse nome. As pessoas fazem ligações clandestinas, de luz, de água, tv a cabo e outros recursos. Se acham espertas, pois não pagam pelo serviço. Você já parou para pensar se alguém paga essa conta? Essa conta que o “espertinho” não paga? Muitos acham que é a empresa fornecedora. Não mesmo. A empresa nunca fica no prejuízo. Precisa pagar suas contas e cumprir seu papel junto a investidores. O que elas fazem? Repassam o custo para os demais clientes. Isso significa que além do seu consumo, você também está pagando dos outros “espertinhos” que consomem e não pagam.



Você acha isso certo?

Outro dia, vi uma reportagem que trazia os números desse “prejuízo”. Em uma pesquisa realizada em Santarém, por exemplo, constatou-se que a perdas de energia devido a gatos chega a 40%. Que número bizarro! Se na sua cidade, o resultado for o mesmo, de R$ 100 pagos na conta de luz R$ 40 não foram consumidos por sua família. É ou não é revoltante?!

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.