Isso é meu!

- Isso é meu!
 
Foi isso que eu ouvi uma menininha (devia ter uns quatro anos) falar, ou melhor gritar, no shopping, na semana passada. Ela parecia estar brigando com o irmãozinho, que por sinal era menor que ela. Como é do meu costume... rsrsrs... Resolvi refletir sobre a situação e perguntei para a minha namorada, Helena:
 
- Lena, de onde será que vem essa história de “isso é meu!”?
 
- Hamm? – ela não entendeu.
 
- Isso mesmo. De onde será que vem essa história de posse? Será que isso nasce conosco ou aprendemos ao longo do tempo? 
 
- Ihhh. Não sei não. Acho que aprendemos. Afinal, vivemos em uma sociedade megaconsumista.
 
Helena não perdia a mania de repetir o discurso do pai.
 
- Sim. É verdade que a sociedade é consumista. Mas essa menina deve ter uns quatro anos. Ela ainda não vê TV nem acessa a internet e já está apegada àquele brinquedo.
 
- Isso é verdade.
 
- Acho que nascemos egoístas e devemos aprender a viver em comunidade a dividir e ser generosos. Pode reparar que entre as crianças, que ainda não sofreram tanta “lavagem cerebral” há aquelas mais e outras menos solidárias. Em graus diferentes, todos devemos aprender a conviver em sociedade para termos mais harmonia e menos conflitos.
 
- É... Talvez você tenha razão... Há crianças mais e outras menos egoístas e não há outra forma de vivermos juntos, devemos aprender a dividir, pois o brinquedo pode ser dela, mas os recursos naturais, como o ar, a água, e os bens sociais, como ruas, hospitais, são de todos.
 
Pensei em algo engraçado:
 
- Imagine essa garotinha chegando à praia e dizendo para nós: “saiam daqui! Essa praia é minha!”.
 

Saiba mais

Desapego: a condição básica para aprender a dividir

Obedecendo aos comandos... ou não

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.