O regime de cotas

Um dos temas mais bacanas para praticarmos o debate ético é o regime de cotas. Fique ligado, pois tão importante quanto ter uma posição (com bons argumentos, obviamente) é reconhecer a posição oposta. Para melhorarmos nossa capacidade de debater, é essencial desenvolver essa visão multiparcial, que reconhece valor em todas as partes. Vamos começar? Venha comigo:

 

Por que ser a favor do regime de cotas?

Porque há uma desigualdade histórica de oportunidades, que persiste até hoje. O regime decotas consiste no que chamamos de políticas afirmativas, que servem para compensar erros históricos. Outro argumento a favor considera questões educativas e econômicas atuais. Por falta de recursos, indivíduos mais pobres não tem acesso as melhores escolas e Educação de uma forma geral e não alcançam as vagas nas melhores Universidades. Assim, permanecem napobreza, pois não conseguem uma qualificação maior, o que proporcionaria melhores condições financeiras no futuro.

 

Por que ser contra o regime de cotas?
 

A reserva de vagas favorece grupos em detrimento a outros, que não são culpados por erros históricos e, por isso, não podem ser penalizados em processos seletivos em que outros grupos são beneficiados de alguma forma. Sobre as condições atuais, é preciso defender meritocracia,ou seja, valorizar o mérito, pois é através dele que uma sociedade evolui e melhora economicamente, possibilitando melhores condições para todos.

Um exemplo de regime de cotas é a reserva de vagas em Universidades públicas, para negros e indígenas, que considera também questões econômicas. No caso dos negros, a proposta considera que esse grupo sofreu séculos com a escravidão; e há também critérios socioeconômicos, para fazer valer o elemento de continuidade do impacto, ou seja, aqueles que superaram o prejuízo histórico não tem direito a reserva ou qualquer outro benefício.

Prestou atenção nas linhas de raciocínio? Agora, você está mais preparado para debater esse e outros assuntos. #umconviteparapensar

 

Saiba mais

Devo obedecer ao meu professor?

Fidelidade vs verdade

Leonardo “Leo” Gantes

Eu tinha um comportamento péssimo – pelo menos era o que meus pais achavam - até ficar amigo Fred, um pedagogo que meu pai conheceu, e começar a aprender sobre Ética. Ele não me ensinou como eu deveria me comportar, não tentou me doutrinar. Ele optou por conversar comigo, me compreender e ao mesmo tempo me ensinou sobre Ética e como raciocinar para tomar atitudes melhores. Continuo sem gostar muito de estudar… rsrsrs… Mas pelo menos agora faço escolhas com mais consciência. Gosto mesmo de sair com meus melhores amigos, Sid e Teresa, e minha namorada, Helena, além de filmes de zumbi e sou superfã do Batman. Na minha área no Galera Cult, vou compartilhar com vocês alguns pensamentos e provocações, sempre sobre o comportamento humano.