Tangram: o milenar quebra-cabeça chinês

Olá galera, como vai? Você já deve ter visto por aí algumas figuras geométricas engraçadas, que organizadas podem virar um pato, um coelho, um cachorro, ou até mesmo uma casa ou um barco. Este quebra-cabeça muito louco, de origem chinesa e é formado por apenas sete formas geométricas: dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos, um paralelogramo e um quadrado, no qual é possível montar certa de 1700 figuras. Isso mesmo! Com sete formas geométricas, você monta 1700 figuras!!! Ele é chamado de TANGRAM. É sobre a história desse milenar quebra-cabeça que vamos conhecer agora! Vem com a Titta viajar nessa história!
 
Para começar, vamos conhecer a origem desse quebra-cabeça. De acordo com uma lenda chinesa, um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho, a pedra se partiu em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas diferentes. Todos os triângulos do quebra-cabeça possuem um ângulo de 90º e dois lados iguais, isto é, triângulos retângulos isósceles. Assim, surgiu chamado Tangram!
 
A partir do Tangram, podemos trabalhar então, muitas atividades de matemática, por exemplo: área e perímetro, comparação, descrição, classificação de desenho de formas geométricas planas, exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas, representação e revolução de problemas usando modelos geométricos. Ufa... A Matmad vai adorar a minha explicação! Esse quebra-cabeça permite ao aluno conhecer o saber da matemática de forma mais divertida e lúdica. Como é bom aprender dessa forma!! Achei demais esse Tangram!!
 

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Bastão de selfie

Que qualidade é essa?

Titta Resor “Titta”

Filha única de historiadores e educadores, tive meus pais sempre muito presentes na minha vida. Por isso, nunca tive dúvida de que seguiria seus passos. Eles sempre contavam inúmeras histórias para ilustrar o que queriam ensinar. Percebia que meus amigos não tinham a mesma oportunidade. Eles sempre reclamavam da ausência dos pais e percebia que isso afetava o comportamento deles. Assim, resolvi mergulhar em um grande projeto: como usar a História para levantar questionamentos e ensinar “boas” atitudes para as pessoas? Resolvi usar o bom exemplo dado pelos meus pais para responder essa pergunta. Minha missão aqui, no Galera Cult, será educar através de histórias, mais precisamente contando um pouco sobre a vida de grandes personagens da História. É o que eu chamo de usar História e Biografias para educar.