Barcelona vs Real Madri

Nas minhas andanças pelo mundo, um hábito que tenho e faço sempre que posso é visitar estádios de futebol e de preferência assistir a jogos. Acredito que seja uma baita experiência para compreender a cultura local. Cada estádio, cada torcida é uma viagem a parte. Já fui a estádios que precisava de animador para mover a torcida, outro em que havia grades e paredes de vidro para proteger a torcida adversária, outros em que não havia muros que separavam a torcida do campo, já vi muita coisa.hehehe

Outro ponto bacana é a rivalidade entre times, às vezes, cidades. A que eu acho mais interessante de todas é a entre Barcelona e Real Madri, chamado de O Clássico. Para quem não tem muitas informações multiculturais, pode parecer uma disputa entre os dois maiores times da Espanha, mas não é tão simples. Há muitas questões envolvidas. Vamos a elas?

O principal fato para saber é histórico e cultural. Barcelona fica na região da Catalunha. Sempre há grupos que se mobilizam pela independência dessa região em relação ao resto da Espanha. Durante boa parte do século XX, a Espanha viveu sobre a ditadura do general Francisco Franco. Nesse período, a questão da Catalunha cresceu bastante e dentro de campo também, pois o ditador favorecia muito o Real Madri. Assim, foi construída uma rivalidade maior entre o “povo que queria sua libertação” (Barça) e o “grupo do poder” (Real).

Durante o século XX, o Real Madri foi construindo sua história como clube de futebol, sendo considerado o maior time do século, segundo a Fifa. São 11 títulos da Copa dos Campeões, maior competição do continente, contra somente 5 campeonatos do Barcelona. Entretanto, o clube catalão é considerado a equipe do momento, que pratica o futebol mais admirado e com melhores resultados no presente. Aqui é o embate entre tradição e modernidade.

Essa disputa chega até aos jogadores. Os dois maiores craques do momento jogam um em cada time e também disputam ano a ano quem é o melhor: Cristiano Ronaldo, pelo Real Madri e Lionel Messi, pelo Barcelona.

Adoro saber sobre a história dos confrontos esportivos, especialmente no futebol. Estudando sobre eles é possível saber mais sobre a cultura e assim compreender melhor as diferenças entre os povos. Viva a diferença!

#barcelonavsrealmadri #alemdofutebol #vivaadiferenca

Nando

Sempre fui um viajante. Se não viajo com os pés, viajo com minha imaginação, desbravando os lugares mais distantes e inóspitos que eu possa ir. Lá em casa, meus pais sempre trabalharam muito para me dar um bom padrão de vida. Apesar de ter estudado em boas escolas e sempre ter tirado boas notas, me sentia culpado por eles estarem sempre preocupados com o dinheiro e muitas vezes deixava de me divertir por causa disso. Aos meus 18 anos de idade, meus pais se separaram. Essa experiência me impactou muito, pelo fato de eu ser filho único, acabei vendo minha família desmoronar. Então a partir daí, passei a viajar mais ainda. Agora aos 20 anos, eu viajo o mundo e levo uma vida totalmente diferente da qual eu tinha com os meus pais. Busco aprender de forma prática e significativa, diferente das escolas por onde estudei, não me apegando a bens materiais e sempre viajando leve.