“Descobridor dos Sete Mares”
Tim Maia era um gênio. Suas letras traziam um misto de complexidade emocional com conotação de algumas frases e palavras. Lembro que, ainda quando eu era garoto, eu ouvia uma música sem nunca ter me perguntando o porquê ela tinha aquele título. A música era, logicamente, de Tim Maia:
“Pois bem cheguei
Quero ficar bem a vontade na verdade eu sou assim
Descobridor dos 7 mares, navegar eu quero”
(Descobridor dos Sete Mares – Tim Maia)
Hoje, nos altos dos meus 20 anos de idade, me descobri um explorador nato do mundo e me questiono, sempre que posso, os sensos comuns e os discursos que parecem sem sentido, mas que possuem uma construção histórica.
Hoje eu resolvi me perguntar: por que podemos falar dos “Sete Mares”? Na verdade, esses sete mares que a música trata fazem referência aos diversos setes mares citados desde a Idade Média. Pode ser pela literatura árabe, pela cultura chinesa e pelos mares considerados entre Gregos e Romanos. Cada literatura ou cada cultura apreciava diferentes “sete mares”, não sendo o mundo feito simplesmente de sete mares.
Desde a Idade Antiga até meados do século XVIII, os oceanos eram origem de pesquisas e descobertas pelas civilizações que adotavam as Grandes Navegações, o Imperialismo ou mesmo a pesca como forma de subsistência. Daí, a cultura do mar como importante forma de sobrevivência e domínio foi bastante difundida nas culturas mais antigas.
Assim, a cultura da Mesopotâmia – por exemplo – avaliava que os sete mares do mundo se resumiam em: Rio Tigre, Rio Eufrates, Rio Nilo, Mar Morto, Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Negro e Mar Cáspio. Inclusive, estes rios e mares não são nem confirmados, já que não há citações sobre quais seriam nas referências originais.
A literatura árabe, por outro lado, denominou os chamados Sete Mares em um livro muito famoso, conhecido como “As Mil e Uma Noites”, sendo este livro um resumo de vários contos e relatos da cultura árabe do século IX. Sua tradução para o francês no ano de 1704 transformou o livro num clássico da leitura mundial.
De acordo com esta literatura, os mares são divididos em:
- Mar Negro;
- Mar Cáspio;
- Mar Arábico;
- Oceano Índico;
- Mar Vermelho;
- Mar Mediterrâneo;
- Mar Adriático.
Tais definições são interessantes, pois apontam um mundo que ainda estava pra ser descoberto em sua integralidade, além da ausência de melhores definições sobre mares e oceanos, visto que diferentes nomenclaturas entravam nos setes mares.
Hoje é consenso, principalmente entre os geógrafos, que os sete mares são na verdade os sete oceanos. São eles: Oceano Atlântico Norte, Oceano Atlântico Sul, Oceano Pacífico Norte, Oceano Pacífico Sul, Oceano Ártico, Oceano Antártico, Oceano Índico. Valeu, galera! Até a próxima!