Qual é a capital da Austrália?

A capital da Austrália é Camberra, diferentemente do que muitos pensam. Quando a gente fala em Austrália, as principais lembranças para falarmos sobre capital ou cidades de lá são Melbourne ou Sydney, cidades grandes que são importantes no contexto internacional e nacional da ilha continental da Austrália.

A Austrália, vocês sabem, se localiza na Oceania, chamada popularmente de “novo mundo” através da exploração pelos europeus somente no século XVIII. Foi o último continente a ser descoberto! A Oceania é um conjunto de ilhas, classificadas através de suas condições físicas e culturais: Micronésia, Polinésia e Melanésia.

Melbourne ganha grande importância internacional por vários motivos: turismo muito forte (Cidade interiorana, planejada, com grande densidade natural) e economia desenvolvida, inclusive com a participação do campeonato anual de Fórmula 1, aonde acontece o chamado Grand Prix (GP) de Melbourne e gera visibilidade turística. Pra quem acompanha os pais, avós ou irmãos assistindo Fórmula 1 domingo cedo, certamente, já viu a participação de Melbourne nas corridas!

Sydney, também uma cidade fundamental na Austrália, se torna importante por ser um marco nas atividades financeiras em toda a região do Pacífico, além de ser uma cidade multicultural. Atrai diversos surfistas pelas suas extensas praias, ademais de ser uma base australiana para a atividade desportiva. As Olimpíadas de 2000, por sinal, foram feitas em Sydney!

O fato de Camberra ser a capital do país, e não Sydney ou Melbourne, é resultado de disputas políticas para serem a capital do país desde o início do século XIX. Assim como Rio de Janeiro e São Paulo disputaram uma certa visibilidade nacional, as duas cidades disputavam tal poder e o Estado Australiano acaba criando uma cidade planejada, interiorana, que é a sede política do país. Ironicamente, se assemelha ao caso brasileiro, aonde Brasília é feita como uma forma de integração territorial brasileira, embora não seja a principal cidade brasileira em termos econômicos e turísticos. 

Apesar de pouco falado em livros e na mídia, a gente podia conversar bastante sobre a Austrália. Interessante pensar que o que venho falando aqui nesse artigo é algo que eu mesmo tenho procurado: se tudo der certo, viajarei para lá no próximo ano.

Uma coisa que vem me chamando a atenção é o porquê da Austrália ser um país tão desenvolvido economicamente e socialmente. Vejam: Melbourne é a primeira cidade do IDH mundial! Ao mesmo tempo, a Austrália foi um país colonizado a pouco tempo pela Inglaterra e, assim como o Brasil, a primeira população estrangeira a habitar o território eram presidiários e pessoas socialmente desfavorecidas. No entanto, sua economia é forte e sua população também se desenvolveu com certa igualdade e índices pífios de pobreza.

Fica a pergunta: o que nos diferencia? Brasileiros e australianos, com passados até certo próximos, mas com futuros tão diferentes?

Conversamos em breve, pessoal!

Nando

Sempre fui um viajante. Se não viajo com os pés, viajo com minha imaginação, desbravando os lugares mais distantes e inóspitos que eu possa ir. Lá em casa, meus pais sempre trabalharam muito para me dar um bom padrão de vida. Apesar de ter estudado em boas escolas e sempre ter tirado boas notas, me sentia culpado por eles estarem sempre preocupados com o dinheiro e muitas vezes deixava de me divertir por causa disso. Aos meus 18 anos de idade, meus pais se separaram. Essa experiência me impactou muito, pelo fato de eu ser filho único, acabei vendo minha família desmoronar. Então a partir daí, passei a viajar mais ainda. Agora aos 20 anos, eu viajo o mundo e levo uma vida totalmente diferente da qual eu tinha com os meus pais. Busco aprender de forma prática e significativa, diferente das escolas por onde estudei, não me apegando a bens materiais e sempre viajando leve.