O movimento nos EUA
Linhas curvas, linhas poligonais, linhas retas, linhas fechadas, linhas abertas... Nossa, quantos tipos de linhas! Chega a dar um nó na cabeça... Podemos fazer tantas coisas com as linhas, tanta coisa bonita, tanta arte! O negócio é ter criatividade!
Na década de 60, nos Estados Unidos, surgiu um novo movimento artístico: a Op-art. Esse termo estranho surgiu da abreviação de “optical art”, que significa “arte óptica”, ou seja, a intenção era passar ilusões ópticas ao observador. Essas obras davam a impressão de estarem em constante movimento. Uma verdadeira loucura! Toda vez que você movimenta os olhos na direção dessas imagens, parece que elas se movimentam.
Muitas pessoas não valorizavam essa arte, pois diziam que o importante era ter mais expressão que visualização e, na Op-art, era exatamente o contrário. Ora, mas eu acho que era genial justamente por isso! Para desenvolver essas obras, era necessário um rigor geométrico muito sinistro. Mesmo assim, elas simbolizam algo mutável, instável, em constante transformação, que não se mantém nunca o mesmo. Eu acho isso muito maneiro!
Eu acho que esses contrastes são muito interessantes. Chegam a enlouquecer! Toda hora que dou uma olhada nesse tipo de imagem, parece que ela está se mexendo... Que agonia! Rsrsrs... Bom, na internet existem muuuitas obras como essa que nos desafiam. Digitem “Op-art” e enlouqueçam com as imagens que vão aparecer. É capaz de vocês ficarem até meio tontos... Rsrs
Beijos e até a próxima!