Roda gigante

Olá galerinha. Tudo suave na nave? Então, podemos encontrar na natureza algumas ocorrências que se repetem com o tempo. O batimento cardíaco, a respiração, as ondas cerebrais, os campos eletromagnéticos, as fases da Lua, o movimento de um pêndulo, das marés ou de uma roda-gigante são alguns exemplos. A característica em comum desses fenômenos é que todos podem ser descritos por funções periódicas(tipo, hã?!). 

Um importante teorema garante que todo movimento periódico pode ser descrito por uma combinação algébrica de senos e cossenos, ou seja, a trigonometria é a base para qualquer fenômeno periódico. 

Vamos pensar no movimento de uma roda-gigante que gira com uma velocidade constante, executando.  A função que representa a posição de uma cadeira da roda-gigante durante o movimento é uma função cosseno. A gente poderia modelar a altura de uma das cadeiras em função do tempo ou do arco percorrido no movimento usando apenas as noções trigonométricas do triângulo retângulo, observando a periodicidade do movimento.

Grau: é uma medida de ângulos muito usada quando trabalhamos com triângulos retângulos pré-determinados e fixos, pois está mais associadoao conceito de direção. No entanto, quando estamos lidando com o conceitode percurso (e seu comprimento) em uma circunferência, o radiano e mais conveniente, pois ele associa o ângulo subentendido por dois segmentos deretas radiais (que saem do centro do circulo), chamado de ângulo central, com o comprimento do segmento do arco associado. Por conta disso, neste experimento adotaremos o radiano como unidade de medida de ângulos. 

Conceito de Radiano: considere uma circunferência de centro O e um arco dessa circunferência. Se o arco tiver comprimento igual ao raio, diremos que o arco mede 1 radiano.

O mais irado é que com o movimento da roda gigante a sua altura descreve uma curva semelhante ao da curva vermelha da figura abaixo. Essa curva “se repetirá” indefinidamente enquanto você estiver brincando na roda gigante. Essa função você estudará mais tarde na escola. Ela é chamada de função seno.

Então, galerinha, irado não é? Deu até vontade de brincar em uma roda gigante agora. Eu fico cada vez mais ligada na Matemática, mais apaixonada. E você? Também? Então, vem pro meu mundooo!!!!!! Bjokas!

 

Tamires Damaceno “Matmad”

Para mim tudo é Matemática. Não escondo de ninguém, tenho até orgulho de dizer: sou uma racionalista. Sou tão fã da ciência que me apresento como Matmad, em referência à disciplina, e uma espécie de anagrama das primeiras letras do meu nome e sobrenome. Busco lógica em todas as situações e para todas as tomadas de decisão, além de adorar fazer contas e estimativas para tudo. Aos 22 anos, já me graduei em Matemática e faço cursos no IMPA. Por isso, tem algo que me enlouquece. Como muitas pessoas têm aversão à Matemática?!?! Como?!?! Pensando nisso, aceitei entrar para o Galera Cult. Meu projeto aqui é promover a Matemática como saber cotidiano e interdisciplinar, reverter o medo e o ódio que muitos sentem pela disciplina e conquistar mais adeptos da minha “religião” kkkkk