Epilepsia... Quê?!

Chega mais amiguinhos, Hoje estudaremos um pouco mais sobre uma doença neurológica que atinge diversas pessoas no mundo: a epilepsia. Querem saber mais sobre suas curiosidades? Então vamos começar...

A epilepsia é uma enfermidade causada por lesões no cérebro ocasionada devido a vários motivos, alguns deles são: excesso de consumo de bebidas alcoólicas, drogas, meningite, forte pancada da cabeça, ou até mesmo neurocisticercose. Seu sintoma mais comum e perceptível são as crises epiléticas, onde o portador começa a se debater, perdendo o controle de seus músculos estriados esqueléticos. Além disso, ele pode apresentar salivação intensa, respiração profunda e rápida.

É legal deixar bem claro pra vocês que em situações como essa é muito tranquilo de se agir. Segundo o Manual de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha – RJ , inicialmente, devemos proteger , em especial, a cabeça do doente, mas sem travar seu pescoço para não gerar problemas relacionados à vértebra e à medula. Em seguida, aconselha-se que afrouxe as roupas e utensílios. Se houver muita salivação, limpe a boca, evitando a broncoaspiração e, posteriormente, coloque-o (a) na posição lateral, deixando sempre abertas suas vias aéreas e verifique o pulso constantemente. Não dê tapas, nem jogue água no enfermo. Ok?!

Há tratamento para essa enfermidade, consiste simplesmente no uso de medicamentos que evitam descargas elétricas no cérebro não comuns. Infelizmente, a maioria dos atingidos por essa doença tem que tomar esse remédio a vida toda. Vamos ficar ligados... Qualquer dúvida é só perguntar ou procurar um profissional da área da saúde. Por hoje é só galera!  Até a próxima, abração!

 

Saiba mais​

A, a, a... Só quero guaraná!

Radioatividade na Medicina

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?