Hora do café

O café está no Brasil desde a época do Império, como a História nos ensina, e hoje faz parte da vida da maioria dos brasileiros. O preparo do tradicional cafezinho é feito através de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, onde o pó é colocado em um filtro, de papel ou de pano, com água quente não fervente por cima. Ao pesquisar sobre os tipos de filtros utilizados, encontrei algo novo no mercado: o coador de aço inoxidável, uma alternativa sustentável muito interessante. Segundo a empresa AbleBrewing,  a grande vantagem desse filtro é que não agride o meio ambiente. Ele possui furos precisos e um anel de plástico preto que intensifica o dispositivo que, segundo o fabricante, permite um filtro mais fino e um copo limpo. Encaixa-se na maioria dos suportes e, para limpar, basta passar um pano ou lavar com água quente. Legal, né?!

 Os brasileiros apreciam muito essa bebida e isso chamou atenção de alguns cientistas quanto ao seu modo de preparo. Assim, pesquisaram, se o café coado em saco de pano, filtro de papel ou nas principais formas de preparo no país fazem subir o colesterol das pessoas. Segundo os resultados obtido no setor de Lípides da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as pessoas que consomem mais café filtrado em papel ou em  pano não aumentam a taxa de colesterol, pois impedem a passagem das gorduras do café para o líquido filtrado. Bom amigos, é interessante ressaltar para vocês que ao esfregarmos em nossas mãos o grão de café podemos sentir a sua oleosidade. Segundo alguns cientistas citam em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=5520 , há duas substâncias gordurosas nos grãos, conhecidas como caweol e cafescol, as quais podem estimular a produção de colesterol.

Entretanto, há outro tipo de estudo que menciona o café, além da cafeína, como possuidor de outras substâncias que previnem o envelhecimento, demências e mal de Alzheimer.  O seu consumo moderado inibe o alcoolismo e a depressão, segundo o cardiologista Luiz Antônio Machado César e o professor do Instituo de Neurologia da UFRJ Darcy Roberto Lima, como comentam em http://nutricaoesaude2012.blogspot.com.br/p/cafe-mocinho-ou-vilao.html

O consumidor de café deve escolher a melhor maneira de saborear essa bebida, mas moderadamente, ok?! Fiquem sempre ligados, o consumo exagerado pode levar a alguns malefícios como: gastrite e úlcera, pois provocam aumento da secreção de ácido clorídrico (azia constante) no estômago; irritação da pele e doenças dermatológicas como verrugas e psoríase (lesões avermelhadas e descamativas); ansiedade e irritação .

Depois dessa maratona de informações, vamos tomar um cafezinho? Até a próxima, galera!



 

Chang Li “Li”

Tenho ascendência chinesa. Sou filho único e meus pais possuem uma pequena indústria de roupas. Eles trabalham incessantemente e por isso possuem muitos problemas de saúde. Talvez este seja o motivo do meu fascínio por Saúde e Nutrição em geral. Sei que será preciso estudar muito porque vou cursar Medicina, mas meu sonho não termina aí. Pretendo transformar esta ciência, mesclando os conhecimentos científicos “ocidentais” com a “sabedoria oriental”, baseada em complexidade e harmonia. Quero aproveitar o melhor desses “dois mundos”, que são inseparáveis. Adoro estudar também sobre alimentos orgânicos e práticas agrícolas sustentáveis. Aqui, no Galera Cult, vou dividir com vocês muitas informações úteis sobre cuidados com seu corpo e, por que não, também sobre sua mente, coração e espírito?