Intolerantes à lactose e glúten
Como já me conhecem pessoal, gosto sempre de começar pela definição para não existirem dúvidas posteriormente. Intolerância ao glúten é a incapacidade de digerir essa proteína que está presente em alguns alimentos. Intolerância à lactose é uma deficiência na qual o indivíduo não possui lactase, não conseguindo digerir esse açúcar. Pelo nome, percebemos que a pessoa não pode se alimentar de derivados do leite.
O indivíduo que tem a primeira deficiência também é conhecido por ter a doença celíaca, que pode ser de origem genética ou devido a permeabilidade intestinal alterada. Seus principais sintomas visualizados após a ingestão de glúten, são: palidez, dor abdominal, vômitos, diarreia e perda de apetite. Seu tratamento se dá especificamente em retirar da dieta os alimentos que possuem glúten. Exames como o de fezes e urina são capazes de detectar o portador da doença.
Já a pessoa com a segunda doença pode ser chamada de portadora da deficiência da lactase, enzima que quebra a lactose. Ela pode ter origem devido ao envelhecimento (primária); resultado de algum ferimento (secundária) ou congênita (terciária). Seus principais sintomas após a ingestão de derivados do leite são: diarreia, inchaço e dores abdominais. O tratamento é bem óbvio, age-se pelo método da prevenção, não comendo alimentos derivados do leite.
Por hoje é só galera! Qualquer dúvida procurem um especialista da área. Até a próxima, abração!
Saiba mais
Vegetais: alimentos saudáveis
Reeducação alimentar já !